Você já pensou em reciclar seu carro?

Em muitos países a política da reciclagem já se tornou um hábito rotineiro, inclusive quando tratamos de automóveis. Mais especificamente nos EUA e na Europa, pelo menos 95% dos carros fora de circulação são reciclados, contra apenas 1,5% do Brasil.

De uns tempos pra cá, o governo brasileiro analisa a criação de um projeto destinado a reciclagem de carros. A iniciativa vem da Fenabrave e é baseada em um modelo já utilizado em outros países, normalmente sendo pauta em reuniões da NADA (National Automobile Dealers Association-Associação dos Concessionários dos EUA)

Pensando não só no contexto ambiental, a Fenabrave, por meio dessa inicitaiva, tenta alavancar as vendas de novas frotas, levando em consideração a entrada dos veículos mais antigos no programa de reciclagem.

Normalmente esse é o destino dos carros fora de circulação no Brasil.

Normalmente esse é o destino dos carros fora de circulação no Brasil.

“Aquece o mercado de novos e o de usados. Os ganhos são inúmeros, incluindo a redução da poluição, aumento da segurança no trânsito e a geração de renda com a contratação de pessoas e a compra de máquinas para o processo”, afirma Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave.

No Brasil, ao contrário de outros países, quanto mais antigo for o veículo, maiores serão seus benefícios governamentais, como a insenção de impostos. Partindo deste pressuposto se torna simples justificar porque a média de idade dos carros em circulação no nosso país é de 12 anos.

Em alguns países da América Latina a reciclagem de carros encontra-se em um processo avançado de aceitação. Já na Europa, existem algumas unidades para o tratamento dos carros mais antigos e seus respectivos materiais.

Bibliografia:

Folha de S.Paulo http://bit.ly/YJcH2H 

Quatro Rodas http://abr.ai/11PpgdE

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.