Você já pensou em empreender?

 

O empreendedorismo é hoje mais difundido e alcançável do que você pode pensar. Com financiamentos em longo prazo e empréstimos generosos, a abertura de empresa não é mais território só de grandes empresários, detentores de grande capital. Descubra se você tem as características necessárias para começar um negócio.

 stick0

Abrir um negócio pode parecer simples à primeira vista. O que muitos imaginam é o seguinte cenário:

Você tem uma boa ideia, que é inovadora e ousada, que faz seus concorrentes olharem para seu negócio e pensarem: “como não pensei nisso antes?”. Depois, você reune o capital necessário para investir, e se a ideia for boa o bastante, pode até contar com a ajuda de investidores. Por fim, você abre seu negócio, recruta funcionários para fazer todo o trabalho no seu lugar, enquanto você vive tranquilamente o resto da sua vida, apenas administrando as quantias proeminentes de dinheiro, enquanto decide entre Europa ou Caribe como destino de suas próximas férias em família.

Mas a realidade não é essa. A abertura de um negócio requer muitos esforços em diferentes áreas, que são geralmente esquecidas pelos empreendedores de primeira viagem.
Por ano, 4 em cada 10 negócios declaram falência no Brasil antes de atingir 3 anos de existência. Vítimas da falta de planejamento em longo prazo e do afobamento de empreendedores amadores no ramo.

O empreendedor deve possuir certas características pessoais que são imprescindíveis para o seu sucesso, e de seu negócio. Dentre elas, se destacam:

stick4

 

Perspectiva e planejamento:

Um empreendedor de sucesso projeta seu negócio pensando e articulando o futuro de seu investimento, mas com os pés sempre firmes no presente. Define metas de curto prazo (mensuráveis e palpáveis) e longo prazo (precisas e específicas);

stick2

 

 

Persistência e comprometimento:

Um bom empreendedor não vê obstáculos, e sim desafios,criando novos métodos de ação, colocando a satisfação dos clientes em primeiro lugar, sempre disposto a fazer sacrifícios pessoais afim de completar uma tarefa ou concluir um trabalho;

stick1

 

Liderança e exigência:

Deve-se tomar muito cuidado para não se confundir “empreendedor” com “chefe”. Empreender é ser líder, sabendo administrar seus funcionários, e trabalhar como uma unidade. Encontrando sempre formas mais rápidas de executar certas tarefas,  e desenvolver/utilizar procedimentos que assegurem a conclusão delas de forma que atenda altos padrões de qualidade;

 

 

Independência e autoconfiança:

Empreender é ser autônomo, independente do controle e colaboração de terceiros, mantendo sua ideologia mesmo em frente à forte oposição, e seu espírito sempre alto, mesmo em vista de resultados desmotivadores. Expressar confiança é fundamental afim de que seus funcionários sintam que o pior já passou, e de agora em diante, tudo irá melhorar.

 

 

 

Estas são só algumas das características necessárias para empreender. Acima de tudo, é importante não desistir em vista de obstáculos.

 

A DryWash incentiva o empreendedorismo. Se você deseja investir em um negócio lucrativo, conheça as opções de franquias de lojas DryWash, para diferentes tamanhos de investimento e perfis de investidores.

 

Fontes:

Cezarmagalhaes.com.br – “o que é empreender?”

Sebrae – empreendedorismo

Dicionário informal – “empreender”

Revista Pequenas empresas, grandes negócios – as principais características de um empreendedor

Zerohora.com.br – “traços de um empreendedor”

Sobre Marcelo dos Anjos

Estudante de Publicidade e Propaganda, ama design, fotografia, desenho e sonha ser um ilustrador quando se tornar gente grande. É responsável pelo setor de comunicação interna e externa da empresa DryWash.
Adicionar a favoritos link permanente.