Tecnologia vilã da sustentabilidade? Não, veja o caso Ipad e Google Earth

Não dá mais para pensar no mundo sem se preocupar com sua preservação. Cada vez mais, a tecnologia e a sustentabilidade estão aliadas para favorecer o desenvolvimento de novos produtos e iniciativas que nos ajudam a nos adaptar ao novo paradigma do meio em que vivemos.

Além dos fatores econômicos e tecnológicos, os novos modelos e serviços oferecidos pelo mercado apontam para resultados ecologicamente mais eficazes além, da necessária redução de custos. Estas novas mudanças vêm despertando o olhar para a consciência “verde” em nossas vidas. De inicio, a tecnologia era considerada vilã para o desenvolvimento de uma consciência sustentável, devido a grande a utilização de recursos que agrediam e deixavam resíduos prejudiciais para o meio ambiente, mas nos últimos tempos, esse panorama vem mudando.

Hoje em dia, muitas empresas vêm descobrindo como aplicar as ferramentas existentes e as tecnologias emergentes para obtenção de benefícios quantitativos e qualitativos em seus produtos e em seus serviços. Temos como exemplo os premiados do Greenbest, anunciados nesta quarta-feira 18/05, prêmio que reconhece as melhores iniciativas de sustentabilidade do Brasil, onde elegeu o Google Earth como melhor site, o iPad foi o vencedor como o eletrônico com melhor eficiência energética e eliminação de químicos tóxicos e o App Aves do Brasil levou o prêmio de melhor aplicativo. De acordo com o evento, o Google Earth apresenta diversos arquivos que mostram o impacto do aquecimento global no planeta. O iPad tem todos os gadgets livres de PVC e BFR, compostos químicos altamente tóxicos, além do o vidro de seu display não ter arsênico ou mercúrio. Já o App Aves do Brasil, fruto da parceria entre a editora Abril e a WWF-Brasil, levou como melhor aplicativo sustentável porque identifica espécies de aves para leigos e especialistas.

Vemos que hoje não convém colocar na posição de vilões os recursos tecnológicos e seus benefícios, mas sim, saber reconhecer o papel importante que eles vêm tendo diante as adversidades que enfrentamos com o meio ambiente. A partir disso, podemos criar consciência e aprender a diminuir impactos. Afinal, devemos saber que não vale a pena melhorar nosso padrão de consumo e de vida se, em pouco tempo, não teremos condições de nos manter no planeta.

Fonte: Rui Macdonald e Jornal do Brasil

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.