Será possível sustentar dois planetas Terra?

Segundo alerta o relatório Technology Outlook 2020, em 2020 a economia mundial consumirá recursos equivalentes ao de dois planetas Terra. Os relatórios e pesquisas desenvolvidos pela empresa DNV, especializada em gestão de riscos, nos mostram que a escassez dos minerais mais raros abalará a economia mundial, no entanto, esse fator, estimulará o desenvolvimento de tecnologias renováveis e do setor reciclável. Constatou-se ainda, que áreas de grande extensão como a China, Índia, Austrália e o Oriente Médio sofrerão com fortes secas; a fome se expandirá e os níveis dos oceanos continuarão a subir.

Apesar desta projeção catastrófica, o relatório nos mostra que as indústrias de baixo carbono vão prosperar na próxima década, onde será possível ver que a União Europeia e a China, provavelmente usarão fontes renováveis para gerar um quinto da energia que consomem, e cerca de 8% de toda a energia produzida no mundo será proveniente de fontes eólicas.
Os estudos apontam ainda, problemas a respeito da transição rumo a tecnologias de baixo carbono, mostrando que não será rápida o bastante para suprir os grandes cortes nas emissões dos gases-estufa, os quais são considerados importantes segundo os cientistas.

O objetivo da pesquisa é apresentar tendências tecnológicas para os próximos 10 anos. De acordo com o relatório apresentado, o crescimento populacional, a demanda energética e o padrão de vida consumista da população mundial podem fazer a emissão de CO2 subir 20% em relação aos níveis atuais, mesmo havendo o crescimento das energias renováveis e das novas tecnologias de baixo carbono. Além disso, também foi possível constatar, que a indústria fóssil continuará tendo um papel central na produção de energia, e ainda, será bem provável que haja uma rápida expansão na perfuração de novos poços de petróleo e gás, principalmente em águas profundas.

Apesar no cenário preocupante apresentado, os pesquisadores alegam que “o desenvolvimento de eficiência energética e de tecnologias renováveis será rápido, e enormes turbinas eólicas offshore (instaladas nos mares) e sistemas solares fotovoltaicos, que terão entre 10 MW e 15 MW, serão implantados.”

Fonte: Revista Ecologia

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.