Será o fim da sacola plástica?

A distribuição de sacolas plásticas derivadas de petróleo está com os dias contatos nos supermercados paulistas. Na última segunda-feira o governador Geraldo Alckmin assinou junto ao presidente da APAS – Associação Paulista de Supermercados, João Galassi, e o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, um acordo que prevê que até o final do ano os supermercados deixarão de usar as sacolas derivadas de petróleo.

Os supermercados promoverão campanha nos próximos meses para estimular a mudança de hábito do consumidor, conscientizando-o para a necessidade de utilizar outros meios para o transporte das compras antes de cessar a distribuição de sacolas. A meta da iniciativa, é atender uma demanda da sociedade, que está cada vez mais atenta às questões ambientais além de instigar a utilização de sacolas duráveis, como a tradicional “sacola de feira’, reduzindo assim, o descarte de plástico no meio ambiente.

A Secretaria do Meio Ambiente irá esclarecer, por meio de sua rede de educação ambiental, o prejuízo causado pelo uso das sacolas descartáveis derivadas de petróleo. A expectativa é atingir com informações, sugestões e dicas as escolas da rede estadual e os órgãos que compõem o Governo.

Ao optar pela sacola descartável, o consumidor terá de arcar com o custo de produção da embalagem ecologicamente correta comercializada como alternativa às sacolas de plástico. Feita a partir de amido de milho, ela se desfaz em até 180 dias em usina de compostagem e em dois anos em aterro e estará disponível nos supermercados com valor estimado em R$ 0,19.

O uso das atuais sacolas plásticas descartáveis traz diversos impactos ambientais. Além de ocupar espaço nos aterros, sua produção utiliza grande volume de água e gera resíduos industriais. Há ainda o uso inadequado e descarte na rua, o que leva o material às galerias e bueiros, fato que causa diversas mazelas ao ambiente em geral, logo, é possível perceber que esta medida será favorável para preservarmos diversos recursos e animais que são prejudicados pelo descarte inadequado destes resíduos.

Fonte:Portal do Governo do Estado de SP

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.