Reciclar e reutilizar, você sabe qual é a diferença?

recycling-160925_1280Reciclar e reutilizar são atitudes que todo cidadão que se preocupa com a preservação do meio ambiente deve fazer. Porém, embora sejam medidas que fazem a diferença, elas não são iguais. Na verdade, elas fazem parte da ação de reduzir, que é a atitude sustentável de maior importância. Além disso, elas servem para conscientizar as pessoas sobre o descarte inapropriado e a reutilização de objetos e resíduos.

O que é reutilizar?

Reutilizar é dar outra função àquilo que já não é mais necessário. Neste caso, não é obrigatoriamente necessário que o material ou objeto em questão passe por alguma transformação ou alteração.

 

Maneiras de reutilizar

Sabe aquele sapado ou camisa que você já não usa mais? Então, uma forma consciente e legal de reutiliza-los é fazer a doação deles à instituições que auxiliam pessoas carentes. Além disso, também é possível revitalizar e personalizar objetos, assim eles terão uma cara nova e um visual diferente e renovado ao ambiente que estiverem colocados.

O que é reciclar?

Reciclar é transformar um material que era considerado lixo em novo, que por sua vez, não será necessariamente o mesmo objeto ou terá a mesma funcionalidade. Essa atitude ajuda a diminuir a quantidade de resíduos que vão parar nos lixões e aterros sanitários, além de gerar renda e oportunidades de emprego e negócio para catadores e cooperativas.

O que é possível reciclar?

Praticamente quase todas as coisas são recicláveis: peças de roupas, eletrônicos, papéis, plásticos, garrafas, metais e vidros são alguns exemplos. Entretanto, existem materiais que não podem ser reciclados devido a sua periodicidade.recycle-24543_1280 Os orgânicos também podem ser reciclados, apesar de contarem com pouca consistência, é possível utilizá-los para adubar e fertilizar o solo de colheitas e vegetações.

Maneiras de reciclar em casa e no escritório

Como foi dito, há vários tipos de materiais que podem ser reciclados, assim como as maneiras de fazê-los. Bastante utilizadas para o armazenamento de bebidas, as garrafas pet podem ser cortadas ao meio transformando-se em dois vasos para plantas. Através da reciclagem, Pneus velhos ganham uma nova vida, como em forma de balanços, mesas de centro e até camas para os animais de estimação.

Cama para o seu animalzinho de estimação

Cama para o seu animalzinho de estimação

Já no trabalho, é possível reciclar a partir da adoção de atitudes sustentáveis, como imprimir apenas o que for necessário ou ter uma caneca para evitar o desperdício causado por copos descartáveis.

 

Você irá gostar de ler também

http://www.blog.drywash.com.br/qual-a-diferenca-entre-efeito-estufa-e-aquecimento-global/

http://www.blog.drywash.com.br/de-onde-vem-o-gasto-de-agua/

 

 

fontes:

Atitudessustentaveis.com.br – “Qual a diferença?”

Adicionar a favoritos link permanente.