Quando e como devo calibrar os pneus do meu carro?

Dirigir um carro ou pilotar uma moto com os pneus bem calibrados traz vários benefícios para o motorista e ao veículo, desde o aumento da segurança na direção até a redução no consumo de combustível do automóvel. Além disso, a vida útil dos pneus pode ser estendida em cerca de 8.500 mil quilômetros.

Por isso, deixar os pneus bem calibrados é importante para manter e garantir a segurança dos motoristas, passageiros e pedestres, além de ajudar na economia por parte dos proprietários dos automóveis.

 

foto - Emilio Camanzi

(Foto – Emilio Camanzi)

Quando e como devo calibrar?

O tempo correto para calibrar os pneus é a cada 15 dias. Sempre quando for fazer a calibração lembre-se de esperar os pneus ficarem frios, pois, desse modo às partículas de ar dentro deles ficarão mais estáveis e, com isso, será garantida uma calibragem melhor e mais eficaz.

Também é importante verificar a pressão dos pneus, ela deve sempre atender as recomendações do fabricante do automóvel. Em alguns casos, é possível encontrar as especificações corretas para a calibragem na porta do veículo, no adesivo do para-brisa ou então no manual do proprietário.

É importante que os donos dos automóveis tenham alguns cuidados adicionais, que também são igualmente essenciais e ajudam a preservar os pneus e toda a parte mecânica do veículo. O alinhamento, balanceamento e cambagem das rodas, pneus e suspensão são imprescindíveis para aumentar a segurança e a durabilidade dos pneus. Esse tipo de manutenção deve ser feito a cada cinco mil quilômetros rodados.

Da mesma forma, deve ser adotado o rodízio entre as rodas a cada 10 mil quilômetros, visto que além de ajudar na economia, a inversão de posições entre elas possibilita desgaste uniforme dos pneus, o que traz reflexos positivos na média de consumo de combustível do veículo.

Para calibrar os pneus, basta seguir as seguintes orientações: Como previamente dito, não se esqueça de esperar os pneus esfriarem. Digite na bomba de ar comprimido o calibre ideal. Retire a tampa da válvula do pneu e encaixe a mangueira da bomba. Por fim, é só esperar a bomba calibrar o pneu, gerando um aviso sonoro ao final da operação. Tampe novamente a válvula de ar de cada pneu e, por fim, guarde a mangueira da bomba no lugar correto para que outra pessoa possa utilizar posteriormente.

 

Por que eu devo calibrar os pneus?

A estabilidade do veículo está ligada diretamente à pressão utilizada nos pneus. Carros com estabilidade reduzida são mais propícios a sofrerem acidentes ou derrapagens.  

Toda calibragem é igual?

Não. Existem dois tipos de calibragem: com ar comprimido e com nitrogênio.

É melhor calibrar o pneu com ar comprimido ou com nitrogênio?

Com certeza, a melhor opção para fazer a calibragem dos pneus é com nitrogênio, pois ele ajuda o motorista a manter o controle do veículo enquanto dirige. O nitrogênio mantém a pressão do pneu constante, com pouquíssimas alterações de volume, muito diferente do que acontece com o ar comprimido, que, por sua vez, quando aquecido ou em altas temperaturas, evapora, causando assim mudanças drásticas no volume do pneu, prejudicando a estabilidade do veículo.

É possível encontrar calibradores com nitrogênio em qualquer posto?

Na verdade, existem pouquíssimos postos de combustível que possuem equipamentos para calibrar os pneus com nitrogênio. Para utilizar este tipo de calibragem, busque o serviço em lojas especializadas e em representantes credenciados pelos fabricantes de pneus.

É melhor calibrar em uma loja especializada, representante credenciado ou em postos de combustível?

Se você preza pela qualidade, calibre os pneus do seu automóvel com nitrogênio, em lojas e representantes especializados e credenciados. Outra vantagem deste tipo de calibragem é que os equipamentos são mais precisos do que os presentes nos postos de combustível.

Posso misturar os dois quando for calibrar? Qual é a forma correta para fazer isso?

O correto é calibrar o pneu com apenas uma das opções, ar comprimido ou nitrogênio. Mas, caso você queira mudar, a maneira certa que dever ser feita é retirar todo o ar-comprimido ou nitrogênio presente dentro do pneu, para depois enchê-lo com a nova escolha.

Comprei um pneu novo para meu veículo. Qual a calibragem correta para ele?

Se você comprou um novo pneu para o seu veículo e ele possui especificações idênticas ao do anterior, você pode calibrá-lo da mesma forma que fazia com o antigo pneu. No entanto, se ele for de uma marca diferente, você deve se informar com a fabricante sobre a nova pressão de calibragem. Importante lembrar que é recomendado que todos os pneus do veículo sejam do mesmo modelo e fabricante, pois isso garante segurança máxima e evita que eles se comportem de maneiras diferentes, ocasionando situações de risco.

DryWash

A DryWash possui diversos produtos para renovar a aparência e aumentar a durabilidade dos pneus. Para a limpeza dos pneus, é indicado o uso do Limpador MultiUso em gel. Use o Limpeza Expressa para as rodas e caixas de roda do veículo. O acabamento final deve receber uma atenção especial, por isso você utilize o Pneu Mais nas caixas de roda, Maxx Silicone em gel nos pneus e o Silicone Premium para dar brilho e proteção máxima em borrachas e pneus.

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