Quando a embalagem custa mais que o produto

Em um recente post em seu blog, o designer industrial Sinclair Smith, fala sobre o mau uso das embalagens descartáveis, que além de ajudar a produzir mais resíduos, afeta o preço dos produtos em geral. Sinclair exemplifica sua ideia desmontando a embalagem em que vem a capa do Iphone, a qual é composta por 2 bandejas e um manual de uso.

A embalagem do Iphone é composta por um manual feito de papel brilhante, uma pequena bandeja de papel celulose e uma capa impressa, que junta as outras partes da embalagem. Parando para pensar… não acaba sendo uma repetição de embalagens?

O curioso, é que estes componentes são utilizados apenas para guardar um celular de plástico que simula o aparelho, este fato levou Sinclair Smith a refletir: o custo unitário deste produto refere-se à capa do Iphone ou à embalagem que a compõe?

Analisando esta experiência, podemos perceber que se as embalagens dos produtos fossem criadas de forma racional, possivelmente o valor pago por elas poderia ser reduzido, e poderia ainda, gerar menos resíduos ao ambiente.

Fonte: PSFK

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.