Pra que serve? – Velas de ignição

Velas de ignição - título
Nosso primeiro artigo da série fala sobre um componente  que muitas vezes não recebe a atenção que merece, mas que pode causar um grande mal estar quando não funciona corretamente.

Estamos falando das velas de ignição, responsáveis pelo primeiro passo do processo da queima do combustível dentro do motor.

Estas peças necessitam de uma atenção especial, já que mesmo quando utilizadas corretamente, exigem troca periódica por ter grande desgaste natural. Há também outros fatores que podem acelerar a deterioração destes componentes, como manutenção inadequada do motor ou a seleção de uma vela incompatível.

Pra que serve?
A vela é a peça responsável por  produzir a fagulha inicial que acende a mistura de combustível e ar contida dentro do motor, criando a explosão necessária para acionar os pistões, criando a força mecânica necessária para fazer o veículo se mover.

Como funciona?
A vela é conectada à câmara do pistão. Quando a câmara se enche de ar e combustível, o pistão é empurrado para baixo e em seguida para cima, comprimindo o ar e criando pressão. A mistura de ar e combustível então é “acesa” pela fagulha de alta voltagem emitida pela vela, causando uma explosão dentro da câmara do pistão, empurrando-o para baixo novamente enquanto a câmara se enche de ar e combustível para repetir o processo. Este movimento do pistão é o que gera a força necessária para o veículo se mover.

Vida útil
Mesmo quando utilizada corretamente, a inspeção frequente e troca periódica das velas é essencial, já que se trata de uma peça de desgaste natural acelerado.

As velas devem ser inspecionadas a cada 10.000 km rodados, na maioria dos veículos nacionais.

Manutenção
Inspecionar as velas periodicamente pode nos dar muitas informações sobre o estado geral do motor, já que dependendo do estado, indicam defeitos que podem vir a comprometer outras peças.

Motor falhando, perda de potência, dificuldades ao dar a partida, consumo alto de combustível e excesso de fumaça são alguns dos sintomas que apontam a hora de substituir o conjunto de velas de ignição de um veículo. A manutenção preventiva com revisão periódica dos componentes é o mais indicado para evitar que o carro seja sofra com avarias, já que o preço das peças é acessível e o serviço tem fácil aplicação.

Preço
Os valores de velas variam de acordo com marca e modelo do veículo. Podem variar de R$15,00 para carros mais populares e antigos, até R$90,00 para modelos mais robustos ou elegantes

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.