Pra que serve? – Correia Dentada

correia dentada blogComo já ficou claro em nossa série, a manutenção automotiva exige muito mais do que apenas manter o carro abastecido e óleo trocado. É claro que se manter em dia com as necessidades de seu veículo não é tarefa fácil, já que a vida útil de cada item varia de peça para peça.

Por isso é extremamente importante manter o manual de proprietário do seu veículo por perto, junto a uma agenda onde possam ser anotadas as datas para troca de determinadas peças.

Você conhece a função das correias presentes no veículo? Ao contrário do que alguns podem pensar, não há somente uma (a dentada), mas sim quatro correias diferentes. Todas elas são importantes e indispensáveis para o bom funcionamento do automóvel.

Hoje falaremos da mais importante delas: a correia dentada. Além dela, temos a correia do alternador, do ar condicionado e a da direção hidráulica.

Pra que serve?
A correia dentada age no conjunto do motor do veículo, mantendo-o em sincronia e fazendo com que as válvulas de escapamento e as de admissão se abram e fechem no momento certo.

Como funciona?
Ela é a mais importante das correias presentes no motor. Ela liga o eixo-comando de válvulas ao eixo do virabrequim do motor, sincronizando-os de forma que a entrada e saída de ar e gases no motor ocorra com harmonia e sincronia, evitando danos ou falta de ritmo das peças.

Vida útil
A troca das correias dentadas é geralmente feita aos 60 mil quilômetros, mas por ser uma peça tão importante, é recomendada a inspeção a cada 20 mil quilômetros, principalmente devido ao fato de não apresentar sinais de desgaste na performance do veículo.

Manutenção
As consequências que a falta de inspeção trazem são desastrosas. Já que se trata de uma das peças mais importantes do veículo, a sua falta de manutenção pode acarretar em danos irreversíveis ao motor. Por exemplo, pode ocorrer um choque do pistão com a válvula aberta, ou ainda pior, danificar o cilindro do motor.

Preço
Apesar de sua importância, seu valor não é proporcionalmente elevado. Uma correia dentada de veículos particulares variam entre R$20 e R$50, dependendo do modelo e marca do produto.

 

Fontes:
Globo G1 – “Correia dentada – uma vilã silenciosa”
Salão do Carro – “Como funciona a correia dentada”
Correio Braziliense – “Cuidados com a correia dentada podem evitar grandes prejuízos”

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.