Pra que serve? – Amortecedores

Quando nos preparamos para viajar com o carro, listamos uma série de itens e coisas que precisamos fazer para garantir a segurança e bem-estar de todos que irão viajar conosco dentro do veículo. Por esse motivo, fazer a manutenção preventiva do automóvel é o mais indicado, tanto antes como depois das viagens. Assim, você preveni acidentes e outros tipos de problemas, como o desconforto e insegurança ao andar em um carro com amortecedores quebrados.

Saber identificar problemas nos amortecedores é essencial, mas para isso é preciso conhecê-los melhor. Confira agora pra que serve e o que são esses itens do seu carro.

pra que serve

 

O que eles são e para que servem?

Como o próprio nome já diz, os amortecedores servem para amortecer os impactos das molas da suspensão e controlar as oscilações dela ao passar por buracos e irregularidades das vias. São eles que fazem a ligação da suspensão a carroceria, e ficam localizados na parte inferior do veículo, próximo ao chassi e eixo de rodas, garantindo a aderência do veículo ao solo, e ajudando a manter o conforto e segurança dos passageiros durante as viagens.

Como funcionam?

O amortecedor é composto por dois tubos cilíndricos de tamanho e funções diferentes, o maior serve como reservatório para o óleo que passa entre as válvulas do equipamento, já o menor atua na compressão desse óleo ao entrar no outro tubo, dificultando a passagem do fluido pelas válvulas de compressão e gerando assim o amortecimento.

Como identificar problemas

Geralmente é fácil identificar quando há problemas nos amortecedores. Os sintomas que indicam o fim da vida útil desses equipamentos variam entre a falta de conforto durante o percurso, vibração do volante, aquaplanagem, deslocamento da carroceria e falta de estabilidade do veículo ao entrar, passar e sair de curvas.

Manutenção

O tempo médio para a vistoria ou substituição dos amortecedores é de 40 mil quilômetros rodados. Entretanto, vale lembrar que a troca desses equipamentos depende também do nível de desgaste causado pelo tipo de terreno no qual que o veículo trafega. Por isso, a quilometragem necessária para alterar esses itens pode variar.

Vale lembrar que mesmo que apenas uma das peças apresente defeito, o ideal é trocar todos que forem do mesmo eixo, ou seja, os pares, para que assim a suspensão do veículo continue equilibrada.

Preço

O preço dos amortecedores e o custo da mão de obra podem variar de acordo com o modelo do veículo, ano de fabricação, fabricante do equipamento e região. Em média, o par desse equipamento para veículos populares custa a partir de R$ 189, porém eles podem ultrapassar o valor de R$ 10 mil para automóveis de luxo e importados.

Gostou? Que tal dar uma olhada nas outras matérias da série “Pra Que Serve?” e tirar as suas dúvidas sobre itens fundamentais para o funcionamento do seu carro como, velas, correia dentada, filtro de ar entre outros.

Clique aqui e leia outro texto especial e mais detalhado sobre a hora certa de trocar os amortecedores.

 

Fontes:

Tecnologia do Globo – “Como funcionam os amortecedores”

YouTube: canal Dispemec – “Amortecedores: para que servem e como funcionam” 

Adicionar a favoritos link permanente.