Por um trânsito sustentável

Sempre que falamos de sustentabilidade, o carro surge como um dos grandes vilões da história. E de maneira geral esta ideia não está completamente errada, os automóveis contribuem sim para a degradação do ambiente, mas é preciso ter uma visão mais ampla.

Os carros e suas respectivas montadoras têm um papel fundamental no andamento da economia mundial e consequentemente no andamento de toda a sociedade, sendo assim, é importante pensar duas vezes antes de classificar o carro como um dos principais vilões para a humanidade.

Reportagem16_640x408

Fonte: Carro Online

Para minimizar os prejuízos ambientais relacionados ao setor automobilístico, vemos inúmeras ações, inúmeros projetos sendo idealizados com a intenção de desvincular esta imagem negativa que o carro possui perante o meio ambiente, mas estes não são projetos fáceis. A identidade do carro, em geral, mostra algo prejudicial ao planeta, e para mudar este perfil não é fácil, não ocorre de uma hora para outra.

Apesar disto, vemos diversas ações que contribuem para esta mudança, como oficinas e postos que trabalham com políticas de redução e reutilização, grandes empresas mudando o foco dos seus negócios e até mesmo a existência de empresas com serviços voltados exclusivamente para questões ambientais. A DryWash pode ser considerado um exemplo claro deste processo, levando em consideração que a empresa já economizou até hoje mais de 20 milhões de litros de água, utilizando apenas processos de lavagem automotiva a seco.

Apesar de notarmos boas iniciativas, a responsabilidade não está somente nas mãos das instituições, o motorista tem grande papel nesta empreitada. Existem algumas pequenas atitudes que podem ser tomadas pelos motoristas, que ao se tornarem um hábito geral, podem contribuir em muito para a mudança do quadro ambiental que vivemos.

Se cada um de nós estiver atento  para alguns fatores do nosso cotidiano, as melhorias podem começar a fluir de maneira concreta. Primeiramente, todo motorista deve estar atento à manutenção do seu veículo, já que a mesma pode evitar desperdícios de combustível e peças.

Todos os motoristas devem adotar a filosofia de reutilização e reciclagem. Existem alguns componentes do carros que são altamente nocivos ao meio ambiente, como por exemplo as baterias. Sendo assim, cada componente deve ser descartado no lugar correto, para que os mesmos possam ser reaproveitados ou descartados da melhor maneira.

Talvez o fator que mereça maior atenção dos condutores seja a própria maneira de conduzir o veículo. Existem alguns hábitos que podem ser modificados e/ou evitados, como por exemplo, a utilização do ar condicionado e acelerações desnecessárias.

Por fim, devemos ressaltar que ninguém é capaz de salvar o planeta sozinho, nem as montadoras, nem eu, nem você. Mas nós somos capazes de mudar nossas visões e hábitos para que o respeito ao meio ambiente vire uma cultura natural da sociedade como um todo.

Bibliografia:

Carro Online: http://bit.ly/10VxCSj

 

 

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.