Por quê a água da chuva não limpa o carro?

Muita gente se pergunta a mesma coisa: Se a ideia básica da lavagem automotiva é jogar água no carro, por quê o carro não fica limpo depois da chuva? E o pior: Por que parece que o carro fica sujo quando parecia estar limpo e forma aquelas famosas marcas na pintura e nos vidros?

Na verdade, o carro geralmente já está sujo antes de começar a chover – a menos que tenha acabado de sair da lavagem – no entanto esta sujeira nem sempre é visível sem uma observação mais minuciosa. Ao se trafegar pela cidade, a fuligem dos escapamentos, bem como outras pequenas impurezas que estão no ar se acumulam na lataria, formando uma fina camada de sujeira, que muitas vezes é imperceptível. Quando a água cai na superfície do automóvel, ela dissolve e espalha a poeira já existente ali, formando marcas de “gotas sujas”. Além disso, a chuva em si pode carregar as impurezas presentes do ar. Essa chuva, que muitas vezes é conhecida como chuva ácida, pode danificar a pintura do veículo se este não for lavado com certa frequência.

A chuva ácida remove a camada de proteção de ceras e selantes, além de queimar o verniz e a pintura do veículo com o passar do tempo. Isso ocasiona a opacidade (falta de brilho) na pintura, além de posteriormente poder ocasionar a oxidação (ferrugem) da lataria.

A melhor forma de manter sua pintura sempre bonita e protegida dos efeitos da chuva ácida e poluição é lavando seu carro regularmente para que os detritos depositados na pintura sejam eliminados, evitando danos à superfície do veículo. Além disso, é altamente recomendado o uso de ceras protetoras, como a Cera de Carnaúba Premium DryWash.

Se você deseja conhecer a lavagem a seco de automóveis, o método de lavagem que além de economizar água protege a pintura do seu veículo, conheça nossa postagem sobre o Lavagem a Seco DryWash.

A DryWash conta com uma linha completa com as melhores ceras e polidores do mercado.

Fonte:
  http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-o-carro-suja-quando-chove

Sobre Marcelo dos Anjos

Estudante de Publicidade e Propaganda, ama design, fotografia, desenho e sonha ser um ilustrador quando se tornar gente grande. É responsável pelo setor de comunicação interna e externa da empresa DryWash.
Adicionar a favoritos link permanente.