Pneus: cuidados especiais

É fácil fazer seus pneus durarem mais, poupando dinheiro e preservando o meio ambiente. Mas é necessário dar atenção a vários aspectos da manutenção e troca regular para conseguir fazê-lo.

O pneu é uma parte importantíssima do um automóvel, por razões óbvias. Eles fazem o contato de aderência das rodas ao chão e permitem que o carro se movimente com segurança. Mantê-los em bom estado e fazer sua correta manutenção são atividades necessárias para a sua segurança e para o meio ambiente, já que quando mal calibrados, podem aumentar o consumo de combustível e acelerar seu desgaste.

Podemos resumir os cuidados mais importantes quando o assunto é pneu a três palavras: calibragem, alinhamento e balanceamento. Faz bem ao seu jogo de pneus manter a pressão de rodagem sempre dentro dos parâmetros estipulados pelo fabricante do seu automóvel, consultando o manual do proprietário. Esta verificação deve ser feita semanalmente.

Deve-se atentar à sua pressão, que quando muito baixa ou muito alta pode os sujeitar a desgaste prematuro da banda de rodagem. O alinhamento da direção e o balanceamento das rodas – medida que equaliza as massas em rotação na roda – também trazem aumento à vida útil dos pneus

Outros cuidados que o bom motorista toma para cuidar bem dos pneus é de evitar acelerações, frenagens e curvas bruscas em alta velocidade. É importante também ter cuidado ao subir e descer de calçadas e obstáculos viários que possam danificar a banda de rodagem dos pneus, podendo causar bolhas, fissuras e rasgos que podem até inutilizá-los.

Descartar pneus usados no meio ambiente pode ter efeitos irreversíveis

O descarte irresponsável de pneus pode ser devastador para o meio ambiente | foto por jackmac34 pixabay.com

Os pneus dianteiros e traseiros exercem diferentes funções num carro. Quando montados no eixo motriz (eixo das rodas que realiza o movimento do veículo, geralmente é o dianteiro), são usados para a tração. E quando montados no eixo não motriz, são usados para aderência e estabilidade no contato com o solo. Logo, estão submetidos a pressão e desgastes diferentes. Os pneus do eixo motriz se desgastam mais rapidamente. Portanto, é importante fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros rodados, em média. Isso aumenta consideravelmente sua durabilidade.

Quando chegar a hora de trocar o jogo de pneus, fique atento às medidas. Colocar pneus de medidas diferentes da especificada pelo fabricante pode causar  falhas na dirigibilidade, desgaste prematuro dos componentes da suspensão, piora no desempenho do motor do carro, aumento no consumo de combustível, e o pior: comprometer a segurança do motorista e passageiros.

Mas, e quando precisar descartar o pneu?

É muito importante que você esteja atento à destinação que será dada ao seu pneu usado, pois ele pode ser um resíduo altamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública. Caso não sejam descartados de forma consciente, podem se tornar foco de proliferação do Aedes Aegypti, temido mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika virus e chikungunya.

A reciclagem do pneu também previne que eles perdurem na natureza por absurdos 600 anos, tempo estimado para sua total decomposição.

Mas atenção: existe uma grande diferença entre reciclar e reutilizar. Na rede DryWash de limpeza e conservação automotiva, pneus usados são reutilizados como banco de apoio para os colaboradores realizarem seus serviços de forma mais confortável, segura e eficaz. Este é um exemplo de reutilização.

Pneus reciclados utilizados como ferramenta

Pneus reciclados são usados como ferramenta de trabalho na rede DryWash

Existem inúmeras formas de se reciclar os pneus velhos

Há várias formas criativas de se reutilizar pneus. | Foto por Gaertringen – pixabay.com

Como dica, sugerimos que você entre em contato com a Prefeitura de seu município, ou os pontos de coleta de resíduos da sua cidade, para realizar o descarte de forma segura e correta.

Atitudes conscientes fazem a diferença. Esta é a marca registrada dos clientes DryWash.

Gostou deste artigo? Confira outros e indique a leitura a seus amigos:

Palavras-chave: pneu, automóvel, carro, cuidados, conservação, reciclagem, consciente, pneus, motorista.

Kleber Nogueira

Sobre Kleber Nogueira

Publicitário com formação em marketing, especializações em gestão de marcas, comunicação empresarial e pós-graduado em semiótica. Trabalha com comunicação corporativa em grandes organizações há mais de 15 anos. Apaixonado por carros e sua centenária tradição de publicidade, foi colunista do portal bestcars.com.br de 2010 a 2014 com textos sobre mercado e publicidade.
Adicionar a favoritos link permanente.