Pegada Hídrica – Você sabe o que é?

A Pegada Hídrica é uma ferramenta de gestão de recursos hídricos que indica o consumo de água doce com base em seus usos direto e indireto. A ferramenta é resultado da parceria entre WWF-Brasil, Water Footprint Network, The Nature Conservancy e USP São Carlos, que trouxe ao Brasil o criador do conceito de Pegada Hídrica, Prof. Arjen Hoekstra, que tem como objetivo, avançar nas estratégias de conservação e gestão da água doce do país.

O intuito do professor é implementar o processo de gestão eficiente e sustentável da água no país, realizando palestras e cursos para os representantes de instituições-chave que possam unir esforços para atrair o engajamento de governos, empresas, universidades, institutos de pesquisa, ONGs, entre outros, utilizando um método que permite que as iniciativas públicas e privadas, assim como a população em geral, entendam o quanto de água é necessário para a fabricação de produtos ao longo de toda a cadeia produtiva. Dessa forma, os segmentos da sociedade podem quantificar a sua contribuição para os conflitos de uso da água e degradação ambiental nas bacias hidrográficas em todo o mundo.

Os parceiros envolvidos atuam na ampliação da capacidade do Brasil melhorar sua gestão hídrica a partir dos pilares de sustentabilidade, de inovação e de empreendedorismo. O primeiro, busca promover o uso responsável da água, trazendo benefícios sociais, econômicos e ambientais. O segundo é retratado na própria metodologia da Pegada Hídrica como uma nova ferramenta de gestão de recursos hídricos.

Hoekstra acredita que as empresas estão buscando entender o que podem fazer para ajudar no comprometimento dos recursos hídricos, que podem afetar diretamente os negócios de uma companhia, prejudicando a reputação, a área financeira, regulatória e até mesmo a sua localização. Segundo o professor, a criação de normas globais e padrões é um ponto chave para comparar produtos e empresas.

Temos outros exemplos de iniciativas que vão pelo mesmo caminho da Pegada Hidríca, como o Movimento Cyan, que é uma ação coletiva com o objetivo de promover o uso consciente da água, despertando a consciência para o seu valor nos diversos aspectos da vida humana, alertar para os riscos que ameaçam nossas preciosas fontes e mobilizar interesses e recursos para encontrar junto à sociedade um modo mais saudável de utilizar a água.

Em seu site eles estão disponibilizando perguntas feitas no evento do Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2011, em São Paulo, onde participaram representantes de ONGs, órgãos governamentais, instituições de ensino e científicas, empresários, esportistas, artistas, publicitários e jornalistas deveriam responder perguntas relacionadas à água.. A cada semana, o site do Movimento Cyan divulga as diversas respostas. Confira abaixo as duas primeiras já divulgadas.

Afinal a água do planeta vai acabar?

Como convencer as pessoas quando a mídia sempre notícia enchentes e inundações?

Fonte: Instituto Akatu, Ambev, Movimento Cyan

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.