Pedagogia sustentável: plantando hoje para colher o amanhã

teddy-bear-524251_1280

Foto: Pixabay

Um dos maiores desafios dos pais na educação dos seus filhos é conscientizá-los a respeito da importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Por isso, os responsáveis devem ajudá-los no aprendizado e uma das formas de facilitar esse processo é por meio de conversas e explicações sobre esses temas.

Segundo a Pedagoga Carol Esteves, a educação sustentável é hoje um dever tanto dos pais quanto das instituições de ensino, além de ser fundamental para a formação e integração da criança ou do adolescente na sociedade.

“É de fundamental importância que a educação aborde o tema da sustentabilidade, já que ela visa à formação integral do sujeito e como ele interage com a sociedade. Uma criança que tem consciência do que coloca no seu prato, por exemplo, estará preservando alimentos, além de entender que cada resíduo possui destinação correta e diferenciada”, explica Carol.

Além disso, por meio de uma educação sustentável é possível transmitir as questões que mostram a importância desse tema, como a preservação da água e outros recursos naturais. Ela também estimula a conscientização do indivíduo, como no volume de resíduos que é consumido e os impactos negativos que eles podem causar na natureza.

Outro ponto positivo desse tipo de ensino é a integração do pensamento coletivo para o indivíduo. Segundo a pedagoga, esse tipo de aprendizado mostra por que é importante preservar e isso pode ser feito em conjunto e com a colaboração de todos.

“O principal benefício desse tipo de educação é a formação da criança e do jovem como um sujeito crítico, daquela pessoa que futuramente irá saber o que cada ação dele pode gerar na natureza e o porquê é importante preservar, além de conhecer a origem e o destino de tudo que é produzido”, conta Carol.

Pensar em desenvolvimento industrial e social sem a adoção de políticas ambientais passou a ser inaceitável nos dias de hoje. Todos os dias são produzidos e descartados inapropriadamente na natureza milhões de toneladas de lixo. Somente no Brasil, cerca de 250 mil toneladas de resíduos são gerados diariamente, sendo que apenas 3% de todo esse material é reciclado.

Por esse motivo, a educação sustentável passou a ser inquestionável. Tanto em casa ou nas escolas, o ensinamento sobre os valores da preservação ambiental são essenciais para a continuidade e saúde de todas as espécies que convivem conosco no nosso ecossistema.

Adicionar a favoritos link permanente.