Pano de microfibra x estopa de algodão

Será que a microfibra realmente supera a boa e velha estopa de algodão? Descubra aqui.

 Foto1

O processo de enceramento automotivo requer uma atenção especial em sua realização. É um procedimento que deve ser feito com dedicação e atenção aos detalhes, pois não cumprir estas recomendações pode resultar em danos à superfície ou trazer opacidade à pintura.

A aplicação dos produtos nem sempre precisa ser feita por alguém especializado em enceramento. No entanto, é importante que o aplicador em questão conheça a técnica e tenha em mente a força de aplicação necessária para o bom resultado do processo. Além disso, é importante utilizar os melhores produtos para polimento para obter os melhores resultados.

Um dos métodos mais utilizados para remoção de cera é a utilização de uma estopa. Mas hoje não é mais a única opção.

Desde a invenção da Microfibra, processos de enceramento se tornaram mais rápidos, práticos e com menos risco de dano à superfície. Ainda assim, há quem prefira a boa e velha estopa de algodão para deixar seu carro tinindo. Mas afinal, qual das duas traz melhor resultado? Nós fizemos o teste e trouxemos para você a resposta.

Mas qual é a diferença?

A estopa é um produto derivado do linho, e é aproveitada de diversas formas mas seu principal uso é em processos de limpeza e polimento. Trata-se de um resíduo da confecção têxtil. E, por se tratar de um resíduo, sua confecção não envolve nenhum processo tecnológico sofisticado, tornando-se assim um produto de baixo custo e comercializado por quilo. Porém a estopa utilizada em processos de conservação automotiva são de qualidade superior. Embora sejam resíduos, passam por um processo de purificação e separação de sujeiras antes de sua comercialização para que não haja nenhum tipo de partícula que possa danificar ou raspar a pintura.

Foto2Já a Microfibra é um tecido composto de fios de poliéster muito finos, com corte transversal das fibras, garantindo uma capacidade especial de limpeza e criando um efeito de micro raspagem, sem danificar a pintura trabalhada.Outra grande vantagem da microfibra é a possibilidade do reuso do pano com apenas uma lavagem com água e detergente neutro.

Há quem ache que o pano de microfibra traz um desempenho melhor, enquanto outros preferem a tradicional estopa de algodão para realizar o procedimento. Mas qual realmente traz o melhor resultado?

Nós realizamos um teste de eficácia no Centro de Pesquisas da DryWash e trouxemos em primeira mão o resultado para vocês! Neste teste, fizemos a remoção da Cera Automotiva Carnaúba Premium utilizando uma estopa e um pano de microfibra para comparar os resultados. Confira o que descobrimos:

Foto3Conclusão:

A Microfibra traz um resultado superior à estopa, deixando menos oleosidade e mais brilho. Além disso, o uso da estopa demanda mais esforço físico, pois as áreas devem ser esfregadas repetidamente e com a mesma força. Já com a microfibra, o processo é bem menos cansativo, pois ela tem maior capacidade de absorção do produto, facilitando o trabalho.

E você, como lustra o seu carro? Com estopa ou microfibra?

A DryWash conta com uma linha completa de produtos para polimento e enceramento de veículos, além dos melhores panos de microfibra do mercado.

Fontes:

Panos de Microfibra
SEBRAE – ideias de negócio: Fabricação de Estopa
Wikipedia – “Estopa de algodão”

Sobre Marcelo dos Anjos

Estudante de Publicidade e Propaganda, ama design, fotografia, desenho e sonha ser um ilustrador quando se tornar gente grande. É responsável pelo setor de comunicação interna e externa da empresa DryWash.
Adicionar a favoritos link permanente.