Países vem pensando em como podem ampliar pontos de carga e facilidades para veículos elétricos

Muitos países já vem pensando em como podem ampliar pontos de carga e facilidades para veículos elétricos. Em São Paulo, já é possível conferir shoppings e edifícios equipando suas garagens com pontos de recarga para elétricos, que ainda são raros por aqui. Desde fevereiro, o Shopping Market Place oferece quatro tomadas para bicicletas elétricas, cujo “abastecimento” demora até 6 horas e dá autonomia de 40 km, estima-se ainda, que o local deve venha mais dois pontos para carros. O Shopping Iguatemi também deverá oferecer quatro plugues para veículos, além disso, a construtora Tecnisa também lançou um residencial em Pinheiros com recargas para elétricos e híbridos, e tem mais, ela já está planejando as plantas de outros dois residenciais, em Alphaville e no Itaim Bibi, que em breve contarão com a novidade.

Fora do Brasil encontramos este mesmo cenário, em Copenhague seu primeiro centro em parceria com a Renault foi instalado no mês passado, cujo sistema é parecido com o de telefonia celular: o cliente compra um Fluence Z.E por 27 000 euros (62 000 reais) e escolhe um dos pacotes, e em vez de plugar o carro na tomada, o motorista para no posto e troca a bateria em minutos! Pelo serviço doméstico a taxa é única e de 1341 euros. No entanto, o preço dos pacotes varia de 399 euros, para uso ilimitado, a 199 euros por mês.

Na Inglaterra não foi diferente, na região nordeste do país pretende-se instalar mais de 1 000 estações de recarga nos próximos três anos. O local já começou com oito pontos rápidos, o primeiro na cidade de Gateshead, onde a tomada carrega em apenas 20 minutos 80% da bateria de modelos como o Nissan Leaf ou o Mitsubishi i-MiEV. Os carregadores convencionais levam até 7 horas para fazer o mesmo.

Os carros elétricos poluem menos do que carros movidos a gasolina, tornando-se uma alternativa ambientalmente saudável esse tipo de veículo, especialmente nas cidades. Ampliar pontos de carga e facilidades para veículos elétricos torna-se então, crucial para incentivar a compra de elétricos e permitir viagens mais longas, pois será possível abastecer no caminho e em pouco tempo.

Fonte: Quatro Rodas

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.