O que você faz pelo presente? – Pessoas que ajudam no avanço da medicina

O avanço da medicina sempre foi um assunto muito comentado. Porém, além de colocarmos em pauta a tecnologia crescente e o empenho dos médicos, é importante falarmos, também, das pessoas que passaram por alguma dificuldade ou possuem certa deficiência antes desconhecida e servem como pontapé inicial para pesquisas. Esse grupo é que incentiva a criação de métodos ou medicamentos que ajudarão milhares de outras pessoas.

Um exemplo bastante conhecido é o de Christopher Reeve, ator que ficou famoso por protagonizar o filme Superman, após sofrer um acidente a cavalo, ficou tetraplégico e passou a defender a legalização de pesquisas com células-tronco. Além disso, criou a Christopher Reeve Paralysis Foundation, visando melhorar a condição de vida de pessoas como ele, vítimas de algum tipo de paralisia. Graças ao seu incentivo, a medicina busca um maior desenvolvimento, além dos já alcançados, para proporcionar uma melhor de vida e até cura para as vítimas desse problema.

Mas, além dele, podemos citar outros exemplos que resultaram em grandes avanços. Por exemplo, o caso da atriz Julie Andrews, que após uma cirurgia, perdeu a voz por causa de cicatrizes nas cordas vocais. Motivado pelo caso de Julie, Steven Zeitels, da Universidade de Harvard, criou um gel que melhora a flexibilidade de tecidos das cordas vocais e ajuda na recuperação da fala.

E não há casos apenas de pessoas famosas. O neurologista Alberto Costa focou suas pesquisas em portadores de Síndrome de Down, após o nascimento de sua filha, que está inclusa nesse grupo. Ele descobriu que a substância memantina é capaz de melhor o potencial cognitivo dessas pessoas, ou seja, o processo de conhecimento que inclui atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. “Meu amor por minha filha e seu amor por mim são os maiores estímulos que uma pessoa pode pedir. Minha esperança, como cientista e pai, é que o remédio ajude pessoas com Síndrome de Down”, diz Alberto.

Essas pessoas transformam realidades, quando ajudam a sociedade no desenvolvimento da medicina e, consequentemente, na recuperação ou cura de outros. É importante que haja o incentivo nesse sentido e o reconhecimento de todos os envolvidos.

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.