O polimento e a restauração da pintura automotiva

O polimento é um processo que traz resultados surpreendentes, porém só se for executado de forma correta, seguindo os procedimentos adequados. A qualidade do resultado é diretamente dependente da dedicação do aplicador no decorrer do serviço. Por isso, separamos uma lista com as dicas mais pertinentes para deixar seu carro tinindo.

O polimento é dividido em quatro etapas: A remoção de riscos profundos, a remoção de riscos superficiais, a remoção de hologramas e o acabamento.

Em casos mais extremos, é realizado também o lixamento antes destas quatro etapas. Cada etapa deve ser realizada separadamente e cuidadosamente para que não seja necessária a repetição de alguma delas.

O lixamento – Somente usado em caso de repintura, de pinturas com riscos muito profundos ou defeitos na pintura – tem a finalidade de nivelar a superfície, removendo camadas de tinta em excesso, riscos mais profundos e preparando a pintura para o polimento. Deve ser sempre feito de forma suave, afim de não remover demais a camada de tinta da superfície. O excesso de lixamento pode levar à remoção da camada de verniz e da tinta, atingindo a peça metálica, causando danos que só podem ser revertidos com a repintura da peça.

polimento1

O polimento deve remover os riscos profundos e médios, trazendo brilho ao local de aplicação. Para esta etapa, são utilizados produtos abrasivos como o Polidor Extra-forte e Massas de Polir. Utilize a Massa de Polir nº2 e o Polidor Extra-forte para melhores resultados.

Após a utilização deste produto, é utilizado um Polidor menos abrasivo, que será capaz de remover riscos leves. Indicamos, neste caso, a utilização do Polidor Rápido.

Sempre que for executar o processo de polimento, é necessário verificar se a área está livre de resíduos. A presença de poeira no local de aplicação pode causar danos permanentes à pintura do carro, já que esta se encontra em seu estado mais vulnerável durante o polimento. Portanto, é importante se certificar que não haja a possibilidade de deposição de partículas de sujeira nos poros da superfície metálica a ser polida.

polimento2
A etapa de lustro remove os hologramas, os pequenos microriscos causados pelo processo de polimento.  Ela é feita utilizando um Lustrador Líquido. Recomendamos o uso do Lustrador Líquido DryWash.
O enceramento é a etapa final da revitalização da pintura. Tem a finalidade de proteger a pintura dos raios ultravioleta, chuva, sujeira e poeira, formando uma película protetora entre a superfície do veículo e o ambiente externo, garantindo também, um brilho duradouro. Recomendamos a Cera Carnaúba Premium DryWash para este processo. A cera deve ser aplicada com uma esponja de espuma suave, e removida com um Pano de Microfibra.

polimento3

Com todo este processo, é possível restaurar totalmente uma pintura cheia de riscos e sem brilho, retornando o aspecto original da pintura, deixando o carro como novo!

Se você busca as melhores ceras e polidores do mercado, além de uma linha completa de produtos para a limpeza e conservação automotiva, confira nossa loja virtual.

Sobre Marcelo dos Anjos

Estudante de Publicidade e Propaganda, ama design, fotografia, desenho e sonha ser um ilustrador quando se tornar gente grande. É responsável pelo setor de comunicação interna e externa da empresa DryWash.
Adicionar a favoritos link permanente.