O futuro das cidades pode estar no empreendedorismo

Empreender é uma forma de melhorar a gestão urbana, não só dando oportunidade para a sociedade a ter acesso a bens de serviço, mas mais do que isso permitindo-a viver em uma cidade inovadora. Pessoas que trabalham, empregam, geram renda e oportunidades permitem que a sociedade tenha condições de viver com qualidade. Para que esse ciclo virtuoso aconteça efetivamente é preciso empreender e, pensando nisso, nos dias 17 a 20 de Maio, Curitiba dará espaço a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras – CICI2011 – que contará o espaço de debates “Cidades Empreendedoras”.

Para uma cidade tornar-se empreendedora é preciso contar com a colaboração de órgãos públicos e da sociedade civil, além de abrir os olhos para algumas questões como a reurbanização de bairros, que estimula a abertura de novos negócios. Mais do que isso, é necessário também defender uma legislação menos burocrática, permitindo ao empreendedor o acesso mais rápido à abertura de seu espaço, além de oferecer créditos ao pequeno e médio empreendedor, concedendo o capital inicial para a sua empresa, essencial para um começo seguro. Outro fator que deve ser levado em consideração, segundo o jornalista Marcelo Pimenta, é o investimento pesado na educação de comunidades fora dos centros urbanos, fator que permite a sociedade se desenvolver como um todo.

O incentivo ao empreendedorismo deve contar com o apoio do governo, que deve criar condições para as cidades por meio de implementos na lei geral, incentivos fiscais, definição de um plano diretor para empresas e infraestrutura disponível (energia, banda larga etc.). O outro ponto importante é o incentivo das escolas, seja por meio de concursos, palestras, jogos e cursos; para despertar nos alunos o desejo se tornarem empreendedores.

A CICI2011 será um espaço para debater e aprofundar diversos assuntos que giram em torno do empreendedorismo sustentável nas cidades. Incentivar novas ideias e iniciativa é um fato muito importante para que seja possível projetar o desenvolvimento das cidades, de modo que favoreça o surgimento de oportunidades inovadoras, que refletem na modificação das relações humanas, na utilização inteligente dos recursos existente e na transformação do ritmo das cidades.

Fonte: CidadesInovadoras.org

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.