Novidades em sustentabilidade

Melhorar a mobilidade nos centros urbanos se tornou um grande desafio na Europa, continente no qual existe uma verdadeira obsessão pela redução das emissões de dióxido de carbono (CO2).

20.jpg

Inovação


Máquina de adubo e gás
Esta é sob medida para os ecologistas radicais. O designer colombiano Mauricio Issa bolou um equipamento capaz de garantir, ao mesmo tempo, reciclagem de lixo doméstico e produção de gás. O eComposter (foto) processa os resíduos orgânicos (restos de alimentos, por exemplo), transformando-os em adubo natural para jardins. O gás metano oriundo do processo de fermentação pode ser usado em fogões, por exemplo. A engenhoca foi concebida para caber em cozinhas compactas.
21.jpg

Reciclagem

Óleo renovado
O óleo comestível e o óleo industrial têm propriedades químicas diferentes, mas quando descartados de forma incorreta são igualmente danosos ao meio ambiente. Para tentar minimizar os riscos associados ao uso indevido, entidades como Abiove, Abinee e Abrafiltros se comprometeram com o governo de São Paulo a instalar mil postos de coleta no Estado, até 2016. Esse material será reinserido na cadeia como bio­diesel.
22.jpg
Tecnologia

Água que vem do ar
A busca por fontes alternativas de abastecimento de água está mexendo com a criatividade dos pesquisadores. Em Lima, no Peru, por exemplo, um grupo de técnicos da Univer­sidade de Engenharia e Tecnologia (Utec) criou um outdoor (foto) que produz água potável. O equipamento sequestra as moléculas de H2O presentes na atmosfera. São 100 litros por dia que, depois de purificados, seguem para o reservatório de um bebedouro para ser consumidos.
23.jpg
Habitação

O exemplo chinês
Em um país com cerca de 1,5 bilhão de habitantes, como a China, o espaço urbano vale ouro. Para atender às necessidades de moradia de forma mais ecológica, o governo vem desafiando arquitetos de todo o mundo a propor soluções. Um dos projetos em estudo é a casa WFH (foto), do escritório dinamarquês Arcgency. Ela foi montada a partir do reaproveitamento de três contêineres descartados e do uso intensivo de bambu, um recurso abundante e renovável.
24.jpg
FONTE: (ISTOÉ DINHEIRO: http://bit.ly/XU87yr)

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.