Lugar de pneu é na estrada

Os pneus usados sempre foram um grande causador da poluição urbana. Não é raro vermos fotos de montanhas desses pneumáticos sendo retirados dos fundos dos nossos rios ou em aterros sanitários. Pois bem, parece que agora eles terão um novo e muito mais digno fim: virar asfalto-borracha.

20% da matéria prima deste novo tipo de revestimento é composto pela borracha vindo de pneus usados. O custo para a produção é cerca de 30% maior, no entanto, dura 5,5 vezes mais que o asfalto comum. E os benefícios não são apenas ecológicos, pois essa nova opção de pavimentação gera menos ruídos, mais aderência dos pneus e maior dispersão de água em caso de chuva, motivando maior conforto aos motoristas.

No dia 10 de setembro de 2010, a AUTOBAN, concessionária que administra a Rodovia Bandeirantes, apresentou um trecho de estrada ecológica entre os quilômetros 85 e 78, sentido Capital. Foram utilizados neste processo asfalto reciclado (reprocessamento do asfalto já existente) e asfalto-borracha.

Só neste trecho da estrada foram utilizados cerca de 450 mil pneus, o que equivale a 36 piscinas olímpicas cheias de asfalto velho. A AUTOBAN pretende recuperar até 2011 cerca de 600 km de pista, reciclando 84 mil metros cúbicos de pavimento e 3 mil toneladas de pneus. O que além de evitar a exploração de pedreiras, será um ganho para os aterros sanitários.

O recolhimento e reciclagem dos pneus são feitos pela Associação Nacional de Indústria Pneumática (ANIP) que mantém 469 pontos de recolhimento no país. A Ecovias também está começando a usar o sistema de asfalto ecológico e pretende expandir ainda mais o projeto no sistema Anchieta-Imigrantes.

É uma boa idéia em vez de abandonar o pneu quando ele fura, levá-lo até um desses pontos de coleta e encontrar com ele de novo na estrada, mas de uma maneira muito mais sustentável.

Fontes: CicloVivo, PlanetaSustentável, JovenPan, InteLog, BrasilEngenharia, EvoluçãoSustentável

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.