Inovação é sobrevivência

A evolução da tecnologia é algo cada vez mais evidente nos dias de hoje, assim como o celular, que é composto de matérias-primas que não ultrapassam R$2,00, mas que em seu desenvolvimento passa por tecnologias, que somadas a outros fatores, acabam o encarecendo. O setor automotivo também conta com inovação e tecnologia para se manter vivo no mundo globalizado. Pode-se dizer que a inovação é o DNA para manter viva essa indústria!

Um dos fatores evidentes na inovação tecnológica na indústria automobilística é o surgimento da injeção eletrônica que, junto à criatividade da engenharia brasileira, consolidou o país como pioneiro na tecnologia de motores, que possibilitaram a utilização dos combustíveis alternativos, como o etanol e o biodiesel, que encontramos amplamente disponíveis em nossa terra. Além disso, contamos com outras criações, como freios ABS, airbags, sensores de chuva, piloto automático, vidros elétricos, dentre outras benefícios, que só serviram para facilitar a vida e a segurança de todos os motoristas.

Algumas dessas novidades do setor automotivo, foram exibidas na exposição tecnológica realizada durante o Congresso do SAE BRASIL 2010, onde foi possível colher os frutos de pesquisas da engenharia para os carros do futuro, que deverão ser mais leves e eficientes à medida que ajudarão na preservação do meio ambiente. Essas novidades consistem na criação de protótipos 100% elétricos e totalmente recicláveis, além da criação de sistemas como o Eco Driving, que avalia a forma de dirigir e permite até 20% de redução de emissões, possuindo ainda, rádios de múltiplas funções e novos recursos, com entrada de USB, iPod, DVD, que a um simples toque, informa as condições das estradas e do tráfego.

Um dos grandes fatores favoráveis ao avanço da inovação tecnológica no Brasil, é o fato do país ser praticamente autossuficiente em combustíveis fósseis, juntamente com a capacidade de produção de fontes energéticas de origem vegetal, ao contrário, dos países de origem de muitos automóveis, que investem milhões na busca de fontes alternativas. Esse cenário, permite que nosso país possa se concentrar no aperfeiçoamento das motorizações e, em um futuro previsível, possa adotar as novas tecnologias sem ter que enfrentar grandes custos externos.

As novas tecnologias brasileiras estão altamente capacitadas para serem inseridas nos veículos que forem produzidos por aqui, desde que o mercado esteja aberto a adquiri-las. Essa realidade torna-se ainda mais propícia com a chegada dos asiáticos, principalmente os chineses, que vêm cheios de novidades tecnológicas e preços competitivos. Tudo isso favorece a todos nós, fazendo com que o consumidor e o mercado só venha a ganhar com esse novo panorama da indústria automotiva brasileira.

Fonte: AtitudeBR

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.