Inclusão social dá samba!

O samba é um forte elemento presente na cultura brasileira e em nossa história desde o início da formação de nosso povo. Segundo a estudiosa do samba, produtora e apresentadora do programa Estação Samba (UEL FM), Juliana Barbosa diz que o samba sempre buscou seu espaço, lutando contra a repressão e pela possibilidade de expressão e, assim, pôde crescer e se tornar símbolo da cultura brasileira.

O mais legal disso tudo, é que através do samba é possível aplicar políticas de inclusão social em vários sentidos, sendo até mesmo, marcante na economia criativa pela geração de empregos e renda em eventos como o carnaval, shows e gravação de CDs/DVDs.

O estilo representa a identidade afro-brasileira, sendo uma herança cultural que traduz uma das principais formas de brasilidade. Suas letras destacam assuntos diários como cotidiano, política, amor, comida, futebol, do próprio samba, entre outros assuntos. Por ser um estilo de música que afirma a importância da descendência e da matriz africana, o samba acaba agindo como autor de inclusão social e cultural, além de possibilitar uma leitura diferente do mundo, oferecendo poesia, literatura e músicas “nascidas da cotidianidade popular”.

Quando se fala de samba, não se pode deixar de lado toda a contribuição da cultura negra em nossa identidade cultural e, nesse ano de 2011, comemora-se o Ano Internacional do Afrodescendente, mostrando o samba como um de seus mais conhecidos símbolos .

A participação dos afrodescendentes foi fundamental para a evolução do samba. As parcerias entre brancos e negros, constituíram a primeira parceria interracial, que uniu o samba do morro ao samba da cidade, colaborou para que o estilo deixasse de pertencer a um lugar ou grupo social, tornando-se, aos poucos e efetivamente, patrimônio imaterial do Brasil e identidade dopaís. Utilizá-lo como fonte de inclusão social é trazer história, cultura e resgate da identidade do povo brasileiro.

Fonte: Unopar

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.