Fome: Um problema evitável

A fome é um dos piores problemas que a sociedade mundial enfrenta. Mas isto não é pior, o mais revoltante é saber que grande parte deste problema poderia ser resolvido se não fosse a cultura do desperdício que vivemos.

Cerca de metade da população mundial sofre por insegurança alimentar. Este dado só possui esta proporção gigantesca devido a falta de conscientização da sociedade como um todo.   Muito se ouve falar sobre fome, mas ninguém nunca ouviu falar sobre “escassez de alimentos”. Ninguém nunca ouviu falar pois este problema não existe.

O alimento necessário para apartar o sofrimento destas pessoas que passam fome, existe. Segundo o relatório Global Food: waste not, want not (“Comida Global: não desperdice, não queira”), entre 30 e 50% de todo alimento produzido tem como destino o lixo.

Essa talvez seja a raiz do problema. Além de jogarmos no lixo alimentos que poderiam apartar o sofrimento de pessoas, produzimos mais lixo, que também se caracteriza como um dos piores problemas do mundo moderno.

Ou seja, o desperdício é um costume que precisamos abandonar com urgência. O hábito de desperdiçar é decorrente da baixa valorização que atribuímos aos produtos em geral, incluindo os alimentos. Para que essa cultura seja mudada, é preciso um trabalho árduo, pois o sistema é muito maior aparenta. O desperdício está diretamente ligado ao consumo, o consumo está ligado diretamente à economia, e a economia por sua vez, é o que faz o mundo girar.

Encontramos-nos em um beco sem saída, em uma situação que um problema puxa o outro. Qual a solução? Difícil. Mas se cada um fizer um pouquinho, podemos ao menos amenizar o problema.

Bibliografia:

Planeta Sustentável: http://abr.ai/124As9l

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.