Falta de investimento em tecnologia causa 8 bilhões de prejuízo na reciclagem

Segundo Silvano Silvério do Costa, secretários de recursos hídricos e meio ambiente, o Brasil perde R$8 bilhões ao ano por não reciclar seu lixo. O secretário ainda afirma que seria possível poupar este desperdício se o país reciclasse todos os materiais passíveis de serem reaproveitados.

O valor desperdiçado anualmente, seria suficiente para construir 1,5 milhão de casas populares por ano em nosso país, quem tem déficit habitacional em torno de 6 milhões de moradias, de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). Ou seja, se o volume de recursos fosse direcionado para a construção de moradias, seria possível zerar o déficit habitacional do Brasil em quatro anos.

Conforme explica Fábrio Cidrin, coordenador do programa Educação para Sociedades Sustentáveis da WWF Brasil, o prejuízo só não é maior por conta do trabalho histórico dos catadores de materiais recicláveis, dentre os 800 mil e 1 milhão de brasileiros catadores que realizam um trabalho que possibilita o Brasil apresentar os altos índices de reciclagem que tem hoje, principalmente no que se refere às embalagens de alumínio, onde é possível reaproveitar 95% do total.

Ações relacionadas ao consumo consciente e à reciclagem total de resíduos já estão sendo desenvolvidas em cidades -piloto com o intuito de estimular a mudança de comportamento e valores em relação à produção e destinos dos resíduos sólidos, e também, para incentivar o consumo consciente. Estas ações permitirão que os modelos desenvolvidos possam ser aplicados em outros municípios brasileiros, acarretando na diminuição da quantidade de resíduos que vai para os lixões, e conseqüentemente, os prejuízos que o país acarreta por não reciclar.

O investimento em tecnologia necessário para aprimorar o processo de reciclagem no país ainda é muito incipiente. Ações como as que foram apresentadas têm um papel muito importante na melhoria dos critérios socioambientais utilizados para a redução de riscos e impactos, além de ajudar a aprimorar os modelos de negócios voltados ao desenvolvimento regional sustentável e serviços de contribuição socioambiental.

Fonte: Envolverde

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.