Estrada que transforma energia solar em elétrica

Os holandeses não param de criar tecnologias sustentáveis! Desta vez, o governo holandês em parceria com empresas privadas, criou uma estrada que funciona como um painel solar, permitindo que a energia solar capturada seja convertida em energia elétrica, dentro do espaço que já está sendo usado por estradas. Essa estrada foi nomeada de SolaRoad e sua energia pode ser utilizada como iluminação de estradas, instalações de trânsito e, inclusive para uso doméstico.

Essa estrada tem como base a rede rodoviária holandesa, que possui 137 mil km de extensão e tem comprovado todo o potencial que o sistema tem em relação à produção de energia, possuindo capacidade energética de até 50 kWh por metro quadrado.

A SolaRoad, mesmo sendo eficiente, ainda precisa ser feita de modo a respeitar os critérios mínimos de segurança e qualidade em estradas normais e ciclovias, como a rigidez e a manutenção. A tecnologia ainda está em desenvolvimento, portanto, a estrada será testada em uma cidade holandesa específica e sua estrutura será analisada em laboratório.

Após a fase de testes, o intuito é colar a estrada em uso, aplicando-a em uma ciclovia, que tem previsão para ser construída em 2012. Depois disso, dependendo do desempenho que ela obtiver, deverá ser usada nas estradas ao redor do mundo.

Fonte: CicloVivo

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Thank you for this valuable post. It changed my approximation

  • Thank you for this valuable post. It changed my approximation