Energia solar ajudando a produzir água potável

Pesquisadores suíços desenvolveram um sistema de grande potencial para os países em desenvolvimento, trata-se do SwissWaterKiosk, que significa “quiosque suíço de água”, o qual, atualmente, já esta sendo testado em Bangladesh, Moçambique e Tanzânia.

Essa invenção consiste na utilização de uma tecnologia sustentável para purificar a água e tem como principal objetivo, dar acesso à água potável para a população carente desse bem. O sistema utiliza a tecnologia térmica solar, e além de garantir acesso de água às pessoas que não tem, ainda garante a todos a facilidade de uso, pois qualquer empresário local pode se responsabilizar pela produção e distribuição da água em pequenas comunidades, pelo fato do líquido poder ser vendido a baixos custos, como um serviço comunitário ou cedido gratuitamente a escolas e hospitais.

Os pesquisadores ainda alegam que o quiosque, comparado a outras tecnologias, tem fácil manutenção e funciona de forma eficaz, pois é necessário apenas colocar a água para ferver, tornando essa tecnologia de simples manuseio e de fácil aceitação, fato importante, por se tratar de uma invenção a ser aplicada em países em desenvolvimento.

Um fato bem legal deste projeto, é que ele já esta sendo testado no norte de Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, onde o acesso à água é crítico, fazendo que o quiosque possa proporcionar acesso à água potável a conjuntos inteiros de comunidades rurais, carentes de vários recursos. Além disso, já se tem uma idéia futura para a invenção: colocar o quiosque em áreas densamente povoadas, onde a população utiliza poços artesianos para atender as suas necessidades.

Segundo os pesquisadores, o principal objetivo desse teste em países em desenvolvimento é obter histórias de sucesso, para que seja possível realizar a expansão do sistema nesses países e, quem sabe, se expandir para outros. Trata-se de uma criação muito importante para questões que já fazem parte da nossa realidade, como a escassez da água, que já vem ocorrendo especialmente nos países mais pobres.

Fonte: Swissinfo

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.