Dirigir com gripe/resfriado pode ser tão perigoso quanto dirigir embriagado

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é só o álcool que pode reduzir a percepção dos motoristas. Um estudo indica que condutores gripados têm tempo de resposta dobrado, aumentando assim o risco de acidentes no trânsito.

De acordo com um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, condutores que estão com resfriado representam uma ameaça tão grande quanto condutores alcoolizados, e às vezes até maior.

O teste foi feito com 50 motoristas doentes, e os resultados foram comparados aos de motoristas saudáveis. Os gripados apresentaram reflexos reduzidos, superando até os condutores que ingeriam até 4 doses de Whisky.

Em ambos os casos, gripado ou bêbado, o reflexo dos candidatos apresentava queda de até cinqüenta por cento, fazendo com que eles demorassem mais para frear, ou dirigissem perto demais de outros carros.

Além da audição reduzida, o que pode prejudicar a direção são os espirros constantes, já que ficamos com os olhos fechados de 2 a 5 segundos durante cada um deles.

“Pessoas que conduzem gripadas devem estar cientes dos riscos, é tão ruim quanto dirigir depois de algumas doses” Enfatiza Andy Smith, um dos autores da pesquisa.

“Outros motoristas devem ficar atentos aos condutores a seu redor, e se virem alguém espirrando, estar preparado para o inesperado acontecer e aumentar a distancia entre os veículos.” Conclui ele.

Em alguns países, dirigir com um resfriado muito severo pode render uma multa ou até uma indiciação por condução imprudente.

Fontes:

Revista Super Interessante – Ciência maluca: Gripe

Tecmundo – “Dirigir resfriado é tão perigoso quanto alcoolizado”

Telegraph UK – “Motorists with heavy colds may drive as bad as drunk drivers”

Sobre Marcelo dos Anjos

Estudante de Publicidade e Propaganda, ama design, fotografia, desenho e sonha ser um ilustrador quando se tornar gente grande. É responsável pelo setor de comunicação interna e externa da empresa DryWash.
Adicionar a favoritos link permanente.