Dicas para manter o seu veículo novo

car-car

A má conservação é um dos principais fatores que geram a desvalorização do automóvel. Em certos casos, o valor do veículo pode cair em até 40%, de acordo com o seu preço na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Além disso, falhas mecânicas e desgastes estéticos como a falta de brilho e manchas na pintura, são causadas quando o carro não recebe os cuidados e a atenção necessária.

Veículos em mau estado de conservação trazem grandes problemas financeiros aos proprietários, uma vez que além de sua desvalorização, a manutenção e os serviços de tratamento estéticos serão mais difíceis de serem realizados. Consequentemente, o dono do veículo terá que desembolsar uma quantia maior para ver o seu carro em bom funcionamento.

Por isso, é imprescindível que os proprietários façam as manutenções preventivas estéticas e mecânicas de seus veículos, já que ao seguir esses procedimentos, o bom estado do automóvel e a sua valorização estarão asseguradas, além do conforto e segurança que serão mantidos.

Pensando nisso, fizemos uma lista com cuidados e informações úteis para que você possa manter o seu veículo sempre em bom estado. Confira.

Parte mecânica e manutenção preventiva

[ARTE] Dicas para manter seu carro novo - imagem 1

Cheque mangueiras e correias

Devido ao ressecamento, estas peças geralmente sofrem com rachaduras, ficam gastas pelo tempo de uso ou podem se desprender do seu compartimento. Por isso, verifique se elas estão firmes e encaixadas ou apresentam sinais de desgaste excessivo. A manutenção e troca de mangueiras e correias podem ser feitas na garagem de casa, porém o recomendável é que se consulte um mecânico de confiança.

Verifique a bateria

A bateria é extremamente importante, já que sem ela o veículo sequer liga. Portanto, verifique se as suas conexões estão limpas, bem apertadas e sem sinais de corrosão ou ferrugem. O mau contato entre os cabos da bateria podem oferecer enormes riscos à integridade do motor e até à vida dos motoristas e passageiros.

Confira os níveis de óleo e outros fluídos

É apenas quando o carro perde desempenho ou apresenta algum tipo de problema mecânico, que damos importância para à manutenção preventiva dos itens que são essenciais para o seu bom funcionamento como, os níveis de óleo do motor, da direção hidráulica e do câmbio, por exemplo.

Por isso, ao menos duas vezes ao mês, cheque se os níveis de óleo estão de acordo e adequados ao padrão do veículo, assim como a lubrificação de outros equipamentos.

Cuide bem do motor de seu carro

O motor é o coração do seu carro, por isso é extremamente importante que a sua manutenção seja feita periodicamente, e sempre antes de fazer uma longa viagem. Sons estranhos e batedeiras na lataria podem significar também problemas sérios no motor. Consulte seu mecânico de confiança.

Troca de pneus e rodízio entre as rodas

Um dos fatores que ajudam a valorizar o veículo é a conservação dos pneus. Quando em bom estado, a segurança do motorista e dos passageiros é assegurada, por diminuir o risco de acidentes. Além de ser uma prova de que o antigo dono cuidava corretamente do veículo.

Fazer o rodízio entre as rodas do carro a cada 5.000 (cinco mil) quilômetros rodados, também é uma das maneiras de prolongar a vida útil dos pneus, além de tornar uniforme o seu desgaste.

Estética

[ARTE] Dicas para manter seu carro novo - imagem 2

Limpeza da pintura e partes plásticas

Devido às ações do clima e tempo é comum que a pintura dos automóveis sofra com a opacidade (falta de brilho), o que acaba causando a desvalorização do veículo, dando a ele um aspecto velho e mal cuidado. Por isso, manter a pintura do veículo limpa e protegida contra as intempéries do ambiente e do tempo é uma forma de revitalizar não só o visual do automóvel como também de proteger toda a sua superfície externa.

Assim como a pintura, as partes plásticas e emborrachadas encontradas na parte externa do veículo também sofrem com as ações do clima e tempo. Então, para prevenir que essas partes ressequem ou fiquem com aparência esbranquiçada, utilize produtos que protejam essas superfícies, revitalizando-as e dando aspecto novo.

Dica: A DryWash possui uma vasta lista de produtos www.drywash.com.br e serviços para a conservação e limpeza automotiva, como o produto Lavagem a Seco (10-razoes-para-lavar-seu-carro-seco ) que dá brilho e proteção a pintura de automóveis e o Limpador Multiuso que evita ressecamento e dá brilho e proteção para as partes plásticas e emborrachadas.

Limpeza do motor

O acumulo de sujeira no compartimento do motor pode prejudicar o bom funcionamento do automóvel, por isso, limpar corretamente esse tipo de superfície requer atenção e muito cuidado, além disso, esse tipo de limpeza não deve ser feito com o uso de água, devido ao grande número de peças eletrônicas existentes dentro do motor e que podem se danificar.

Dica: conheça a linha de produtos DryWash para a limpeza técnica de motores no nosso site oficial.

kit-para-10-limpezas-tecnicas-de-motor-drywash

Outras dicas

Faça mais viagens longas

[ARTE] Dicas para manter seu carro novo - imagem 3

 

Pode até parecer estranho, mas viagens curtas exigem mais do seu veículo do que você imagina. Passeios de curta distância podem resultar em desgastes desnecessários e excessivos para o automóvel, isso acontece devido ao fato do carro não ter tempo o suficiente para atingir o seu funcionamento total, nem a temperatura máxima em um passeio de curta duração.

Viagens mais longas não significam apenas uma boa forma de melhorar e preservar o bom funcionamento do carro, esse tipo de atividade também é uma ótima maneira de reduzir o estresse e diversão em família ou entre amigos.

Portanto, quando tiver oportunidade, faça as malas e coloque o pé na estrada! (Link para artigo das dicas de segurança pra viagens)

Descarregue peso extra

Peso adicional requer mais esforço do motor do automóvel e aumenta o consumo de combustível, além de causar o desgaste precoce da suspensão, freios e até do sistema de escapamento. Por isso, retire do seu carro todo tipo de objeto ou acessório que não seja necessário para o seu dia-a-dia ou venha a atrapalhar o funcionamento do veículo.

Respeite as normas de trânsito

[ARTE] Dicas para manter seu carro novo - imagem 4

Respeitar as normas de trânsito é uma forma de preservar o bom estado do seu automóvel, segurança dos outros motoristas e passageiros, pois ao não infringir nenhum das regras, a probabilidade de acidentes, como colisões e atropelamentos, que reduzem consideravelmente.

Fontes: carcere.org

Adicionar a favoritos link permanente.