Dicas para aumentar a vida útil do seu veículo

Um fator fundamental na hora de decidir qual carro comprar é a possibilidade e chance de vendê-lo posteriormente. Além do desgaste estético, o carro pode sofrer com  problemas mecânicos, podendo comprometer o desempenho do veículo. Há dúzias de medidas para otimizar a qualidade dos dois.  Confira aqui 10 dicas para manter o seu carro bonito por mais tempo.

Cuidados básicos são a chave de um carro que dura por mais tempo, e melhoram não só a segurança, como também o desempenho do automóvel. E quando não tomados, estes cuidados provam ser de custo muito maior na hora do conserto, ou no momento da revenda. O ideal é ter uma rotina de manutenção automotiva, para que se possa evitar gastos mais pra frente.

A DryWash juntou 10 das melhores dicas de procedimentos de manutenção para melhorar a longevidade do seu automóvel. E a maior parte destes processos, se tratam de inspeção visual, podendo ser realizados a qualquer momento.

1 – Cheque mangueiras e correias
Tenha certeza de que elas não estão rachadas, gastas, soltas ou mostrando sinais de desgaste excessivo. Estas peças geralmente podem ser trocadas na garagem de casa, pelo próprio condutor. Mas em caso de dúvidas sobre o processo, consulte um mecânico de confiança.

2 – Verifique o estado físico da bateria
O bom estado da bateria é de extrema importância, já que sem ela o carro nem sequer liga. Verifique as conexões, e confira se estão limpas, bem apertadas e sem sinais de corrosão ou ferrugem. Cabos de bateria com mal contato oferecem um enorme risco à integridade do motor e à vida do motorista.

3 – Faça menos trajetos curtos
Viagens curtas com menos de 10 minutos de duração podem exigir mais do que se pensa de um carro, resultando em desgaste excessivo. Isso se deve ao fato de que o carro não tem tempo de chegar ao seu funcionamento total em uma viagem de curta duração, já que não atinge a temperatura máxima. Isso pode custar caro ao condutor. Se as viagens curtas são inevitáveis, procure trocar o óleo do motor com mais frequência.

4 – Dirija com cautela
O que é mais provável que te derrube: Uma volta no parque, ou uma luta de boxe? Não é nem necessário responder. Cautela, significa acelerar devagar, antecipar cada brecada para que sejam controladas e não paradas emergenciais. Isto vai garantir muito mais quillômetros no seu odômetro.

6 – Descarregue peso extra
Peso adicional e desnecessário exige mais esforço do motor, e causa desgaste precoce na suspensão, freios e até mesmo no sistema de escapamento. Se você olhar dentro do seu carro neste momento, o que poderia ser descarregado? Além disso, carregar peso desnecessário consome mais combustível, trazendo mais gastos a longo prazo

7 – Verifique o nível do óleo e outros fluídos essenciais
Quando o carro está rodando bem, é fácil esquecer de realizar a checagem dos fatores que o fazem funcionar desta forma. Cheque o nível do óleo ao menos duas vezes por mês. Mesmo depois de ter trocado o óleo recentemente. Esta é uma das formas de se detectar vazamentos.

8 – Cuide bem do motor de seu carro
Como falamos em nosso artigo anterior, o motor é o coração do seu carro, por isso é essencial mantê-lo sempre em dia. Fique sempre atento aos sons que seu carro emite. Eles podem diagnosticar problemas sérios.

9 – Troque os pneus regularmente
Além de promover segurança do condutor e passageiros, pneus em dia e calibrados de acordo com o manual do fabricante trazem menos desgaste à direção do carro e à suspensão. Confira alguns cuidados a se tomar com os pneus do seu carro.

Fontes:
CarCare.org – “Key to a long lasting vechile”

Sobre Marcelo dos Anjos

Estudante de Publicidade e Propaganda, ama design, fotografia, desenho e sonha ser um ilustrador quando se tornar gente grande. É responsável pelo setor de comunicação interna e externa da empresa DryWash.
Adicionar a favoritos link permanente.