Dicas e cuidados que você deve ter com o seu carro antes de curtir o feriado

 

 

O fim de semana é uma ocasião especial para muitas pessoas, uma vez que ele é o momento de nos juntarmos com os nossos amigos, curtirmos um cineminha com a parceira (o) e sairmos com a família para nos divertir. Mas, quando há um feriado em plena segunda-feira, viajar sempre acaba virando uma boa opção para relaxar e aproveitar o tempo livre.

Por esse motivo, decidimos listapost - cuidados com o carror para vocês as principais dicas e cuidados que devem ser tomados com o seu carro, antes de fazer as malas e pegar a estrada.

                                                                                                                                                                                                                                         

1 Examine os fluidos do seu automóvel:

Para prevenir e evitar acidentes ou paradas desnecessárias na viagem, verifique o fluido de arrefecimento e o fluido de freio, além de checar os níveis de óleo do motor.

2 Verifique os pneus:

Checar a pressão dos pneus é importante para evitar dores de cabeça e ainda por cima economizar. Quando os pneus estão mais vazios, eles têm maior atrito com a pista, fazendo com que o carro consuma mais combustível para andar. Normalmente descrita no manual do automóvel, a pressão máxima também pode ser localizada nas partes laterais do pneu ou então no adesivo colado no para-brisa.

3 Troque o óleo:

Não espere voltar de viagem para fazer a substituição, se já estiver na hora de trocar o óleo do veículo: troque o óleo antes de curtir o feriado, porque uma viagem longa com o óleo velho pode proporcionar um esforço adicional desnecessário do motor, aumentando o consumo de gasolina e gastando e diminuindo o tempo de vida do motor.

4 Outra vez os pneus:

Verifique se os pneus estão em boas condições de uso. Um rápido teste pode ser feito utilizando uma moeda de um real. Introduza-a nos sulcos do pneu e verifique a profundidade. Se a parte dourada da moeda estiver aparecendo, está na hora de fazer a trocar do pneu. Além dos sulcos, é importante verificar se eles estão alinhados, e se o seu estepe também está em boas condições, caso seja necessário trocar o pneu em alguma eventualidade.

5Filtro de ar:

O filtro de ar tem a função de filtrar as partículas impuras do ar para evitar o desgaste prematuro das peças móveis, como pistões e biela. Eles podem ser rapidamente trocados e não são muito caros. Portanto, além de cuidar do desgaste prematuro, o filtro de ar também o desempenho do automóvel.

6 Lave o seu carro:

Nada melhor do que viajar com o carro limpinho, já considerando a bagunça que os pequenos irão fazer tanto na ida como na volta. Lavar o carro a seco é simplesmente a opção ecologicamente correta para fazer e se divertir.

Além disso, é importante se atentar para a limpeza interna do veículo. Se você mesmo for limpá-lo, não se esqueça de aspirar os bancos, remover os resíduos e jogá-los no lixo.

Lembre-se também de verificar o estado do filtro de ar condicionado, que, se estiver muito sujo, pode conter bactérias e fungos prejudiciais à saúde.

7 Esteja preparado para as crianças e animais domésticos:

Antes de você colocar as mãos no volante, certifique-se de ter preparado lanches, água, jogos e escolhido músicas agradáveis o suficiente para manter os pequenos entretidos e confortáveis durante a sua jornada. Uma viagem tranqüila permite que o motorista fique mais atento aos perigos da estrada.

Lembre-se de higienizar e adequar um local caso for levar o seu PET na viagem. Mesmo que o animal já esteja acostumado a andar dentro do veículo, programe paradas de duas em duas horas para que o seu bichinho possa fazer as suas necessidades básicas (não se esqueça de carregar consigo uma pazinha, sacola e lixo jogar fora as fezes do animal).

A caixa para transporte e o sinto de segurança devem ser adotados, pois deixar o bichinho solto pode causar acidentes e é infração média, com multa e perda de quatro pontos na carteira.

8 Sistema elétrico, faróis e freio:

Para essa missão, o ideal é que você tenha a ajuda de alguém para verificar se todos os faróis estão funcionando corretamente. Ligue cada um dos dispositivos e peça para que a pessoa informe se algum deles não está funcionando.  Lembre-se que talvez você tenha que enfrentar neblinas ou chuvas na estrada. Não deixe os dispositivos eletrônicos funcionando por muito tempo caso o veículo esteja desligado, pois isso acelera a descarga da bateria.

9 Equipamentos de emergência e segurança:

É importante garantir que você tenha dentro de seu carro todos os equipamentos de emergência e segurança descritos no manual do veículo. Além disso, é indicado ter itens como GPS, celular e kit de primeiros socorros, que podem te ajudar em eventualidades. Lembre-se sempre que celulares e outros aparelhos eletrônicos não devem ser usados pelo motorista, enquanto o mesmo estiver dirigindo. A atenção total para a estrada é o fator principal de segurança para qualquer viagem.

10 Documentos, comprovantes e chaves:

Não seria nada legal passar um bom tempo na estrada e quando finalmente chegar à pousada, hotel ou casa alugada e descobrir que deixou os documentos, comprovantes ou até as chaves do local na sua casa. Então, por vias das dúvidas, cheque se todos estes itens estão com você antes mesmo de entrar no carro. Não se esqueça de que dirigir sem carteira de motorista ou sem estar portando os documentos do carro é uma infração gravíssima, podendo até causar a apreensão do veículo.

Fontes: Revista AutoEsporte, WikiHow, Consumer Reports.

 

Adicionar a favoritos link permanente.