Desvendando o painel do seu carro – parte 1

Você sabia que uma luz vermelha no painel do automóvel é um sinal de que você deve estacionar o veículo imediatamente?

driver-438442_1280

Imagine a seguinte situação: uma pessoa está dirigindo o seu veículo por uma rodovia, quando uma luz vermelha acende no painel de instrumentos de controle do automóvel – aquele que fica atrás do volante e informa, entre outras coisas, a velocidade do automóvel. Sem saber o que significa, o motorista desavisado decide ignorar aquela mensagem e seguir a sua viagem. Porém, mal imaginaria ele que após poucos metros o seu carro pararia de funcionar.

Conhecer o seu próprio veículo e os sinais visuais e sonoros que o mesmo emite é de fundamental importância para a segurança de todos nas vias. Foi por esse motivo que montamos esse guia com todas as mensagens e alertas possíveis de serem vistos no painel de seu carro.

Para começar, é importante saber que existe um padrão de cores para as luzes. As vermelhas, por exemplo, acendem somente em situações de risco, de emergência ou que necessitam de reparo ou verificação imediata. Em modo geral, as amarelas informam sobre algum possível defeito que pode se agravar ao longo do tempo no automóvel, mas que não necessitam de reparo instantâneo.

Luzes vermelhas

Airbag – Quando essa luz está acesa é um sinal de que pode haver falhas no sistema do airbag do veículo, que poderá não funcionar em caso de acidente. Neste caso, é recomendado que seja procurada uma oficina autorizada imediatamente (em alguns casos, essa luz também pode ser amarela, indicando apenas advertência).

Baixo nível do fluido de freio/freio de estacionamento – Essa luz costuma acender quando o freio de estacionamento está acionado (freio de mão) ou quando o fluido de freio atinge o valor mínimo de segurança.

Carga da bateria e funcionamento do alternador – “Ao ligar o carro, todas às luzes do painel do automóvel devem acender”, segundo o mecânico João Resende de França. A luz de carga da bateria é uma delas, que monitora o funcionamento da bateria, alternador (sua correia) e o circuito de carga. Ela deve se apagar completamente quando o motor estiver funcionando.

Cintos de segurança – No Brasil, andar sem usar o cinto de segurança é altamente perigoso, além de ser infração grave, passível de multa.  Essa luz costuma ficar acesa ao identificar que o motorista ou um dos passageiros não está com os cintos de segurança devidamente colocados. Em alguns modelos de veículos, além da luz acesa, também é emitido um aviso sonoro.

Imobilizador –  Esta luz indica a presença de falhas de funcionamento no sistema imobilizador provocadas por problemas da chave remota.

Luz de atenção máxima – Principal luz de emergência de um veículo. Essa luz, quando acesa, significa que problemas graves como baixa pressão do óleo, portas abertas e veículo sem bateria, por exemplo, provavelmente estão acontecendo. Apesar de sua importância, em alguns veículos ela pode ser representada pela cor amarela.

Pisca-alerta – Essa luz indica ao condutor que o pisca-alerta está ligado. Este dispositivo deve ser utilizado para alertar outros condutores no caso de uma parada de emergência.

Portas abertas – Indica que alguma das portas do veículo não foi fechada corretamente.

Pressão do óleo do motor – Indica que a pressão do óleo lubrificante do motor se encontra abaixo do nível mínimo necessário de segurança.

Sistema da direção assistida – Menos comum que as demais luzes vermelhas, a luz do sistema de direção assistida também pode ser amarela. Esse sinal indica problemas no sistema de direção elétrica ou hidráulica.

Temperatura do líquido de arrefecimento – Indica um possível superaquecimento do motor, ou sua iminência. Pode acender por falhas nos sistemas de ventilação ou em sensores, como também pela falta de água – comum na maioria dos veículos brasileiros.

Transmissão automática – Essa luz acende somente durante a ignição do veículo, para avisar ao motorista que ele precisa pisar no freio para colocar o carro em modo Drive.

Temperatura externa – Não tão comum nos veículos brasileiros, devido ao clima ameno do nosso país, essa luz existe para indicar que a temperatura do ar exterior está igual ou abaixo de 4ºC, devido ao perigo que pode haver na estrada devido ao mau tempo, como por exemplo, neve.

Confira a continuação sobre as luzes do painel do seu carro no link abaixo:

www.blog.drywash.com.br/desvendando-o-painel-do-seu-carro-final/

Fontes: bolsademulher.com.br; carros.uol.com.br;

Adicionar a favoritos link permanente.