Desvendando o painel do seu carro – Final

auto-166753_1280

Na última matéria do nosso blog, demos início à série que desvenda e explica todos os segredos pertinentes às luzes que acendem no painel do seu carro, e os motivos que as levam a funcionar.

Agora, continuando a nossa conversa, sabemos que todo bom motorista conhece e sabe o que significa todos os sinais sonoros e visuais que aparecem em seu veículo.

As luzes amarelas são de advertência, e indicam que algo no carro não está funcionando corretamente. Elas podem apontar desde a falta de combustível até problemas mecânicos, como o pré-aquecimento das velas.

Verde, azul e branco são outros tipos de cores que podem aparecer no painel do veículo. Normalmente, elas indicam serviços auxiliares, que irão ajudar o motorista enquanto dirige, como a luz azul do farol alto ou a luz branca do auxílio de balizas.

Luzes Amarelas

Freios ABS – Quando as luzes dos freios ABS estão ligadas, elas podem significar possíveis problemas no sistema de freio ou no ESP (controle de tração e estabilidade, que atua com a assistência dos freios). Os sensores, do sistema hidráulico ou na umidade de comando, podem ser o motivo dessa falha. Mas, fique tranquilo, mesmo que os freios ABS parem de funcionar, o veículo passará automaticamente a utilizar os freios convencionais.

Bloqueio do diferencial central – Essa luz acende durante a ignição dos veículos que possuem o bloqueador de diferencial central. Geralmente encontrada no painel, essa luz pode aparecer no formato de um “X” ou da palavra “Lock”.

Controle de estabilidade – Se está luz está piscando ou permanece acesa com o carro em movimento, o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP), foi desligado ou sofreu alguma falha, e permanecerá desativado até uma verificação no sistema. Piscadas desse símbolo, sem a palavra “Off” no painel, significam apenas que o sistema de estabilidade está atuando.

Aviso de faixa – Presentes apenas nos veículos mais sofisticados, essa luz detecta as faixas da estrada e corrige o movimento do veículo em possíveis “escapadas”. Em alguns casos, junto com a luz, também é emitido um aviso sonoro e vibração constante do volante.

Injeção eletrônica – Essa luz acende durante a ignição do veículo, e deve apagar logo em seguida. No caso da luz de injeção eletrônica se manter acesa com o carro em movimento, o recomendável é procurar um mecânico especializado o quanto antes, pois é possível que hajam falhas no sistema injetor ou no catalisador, podendo causar consumo excessivo de combustível.

Monitoramento da pressão dos pneus – Quando essa luz está acesa com o carro em movimento, indica que um ou mais pneus devem estar com a pressão consideravelmente diferente do recomendado pela fabricante.

Indicador de pré-aquecimento das velas – Mais comum em veículos a diesel, essa luz também costuma aparecer em carros flex, e indica que o sistema entrou em funcionamento para aquecer o etanol, antes da injeção no cilindro.

Tanque na reserva – Quando o nível do reservatório de combustível chega ao volume reserva, essa luz acende na cor amarela.

Tração 4×4 – Esta luz aparece no painel de veículos que possuem tração nas quatro rodas (por demanda) ao ativar o sistema. Em alguns modelos, essa luz surge no formato da palavra “low” ao identificar que o automóvel já está com o 4×4 acionado.

Luzes de outras cores – Verde, azul e branca.

Ajustes da suspensão – Suspensões a ar ou esportivas originais de fábrica do veículo, costumam ter vários modos de operação: confortável, esportivo etc. o que faz com que essa luz acenda.

Assistente de partida em rampa – Mais conhecida pela sigla em inglês HLA (Hill Launch Assist), essa luz deve acender apenas durante a ignição do motor. Apesar de não piscar ou reacender durante o funcionamento do veículo, o sistema de assistente de partida em rampa continua sempre ativo.

Controlador automático de velocidade – Também chamado de piloto automático, essa luz acende quando o controlador automático de velocidade é iniciado pelo motorista. Em alguns casos, ela pode ser representada pela palavra “Cruise”.

Função “Eco” – Essa luz é um indicador que tem como objetivo informar o motorista quando ele está dirigindo de forma ecologicamente correta podendo aparecer como a palavra “eco”, uma árvore ou um sinal de positivo (“+”).

Lavador do para-brisa – O símbolo do lavador de para-brisa normalmente não aparece no painel, apesar de estar sempre pronto para ser utilizado. O lavador de para-brisas é ativado pela alavanca à direita do volante em praticamente todos os veículos à venda no Brasil.

Desembaçador traseiro – Essa luz costuma estar presente em um botão normalmente localizado no painel, e indica que o desembaçador do vidro traseiro está funcionando.

Lanternas – Ao acender as lanternas essas luz é ligada, geralmente da cor verde.

Farol alto – Essa luz acende ao acionar os faróis altos do veículo. Na maioria dos carros é identificada pela cor azul.

Faróis de neblina – Essa luz aparece no painel do veículo ao acionar os faróis de neblina. Na grande maioria das vezes ela é verde, porém em carros que possuem lanterna de neblina na traseira, esse sinal pode aparecer nas cores amarela ou âmbar.

Indicador de mudança de direção – O pisca-pisca sempre aparece quando o motorista dá seta para sinalizar a mudança de direção do veículo.

Sistema de auxílio para balizas – As luzes do sistema de auxílio para baliza piscam geralmente na cor verde, sempre quando o seu sistema é ativado e, ao piscar na cor amarela, elas podem significar o mau funcionamento dos sensores.

 

Nota de rodapé

Conhecer o seu veículo é de fundamental importância, pois é apenas desse modo que você estará garantindo a segurança e bem-estar de todos os outros motoristas, pedestres e passageiros.

É bom lembrar também que: segurança e bem-estar estão diretamente ligados à forma como você cuida do seu carro. Mantê-lo limpo e higienizado a seco, por exemplo, é uma forma consciente de preservação ambiental e cuidado automotivo, que garante a prevenção de problemas e a valorização do seu bem.

Confira toda a nossa linha de produtos para cuidado e preservação automotiva em www.drywash.com.br

 

Fontes:  bolsademulher.com.br; carros.uol.com.br; terra

Adicionar a favoritos link permanente.