Custos dos serviços: você sabe como eles são compostos?

Muitas vezes, no nosso dia a dia, não paramos para pensar em questões como essa. Procuramos, em geral, um custo baixo e um serviço satisfatório para nós, mas não costumamos pensar que, na realidade, o custo mais baixo pode estar sendo pago por alguém.

Quem já não ouviu falar nas histórias de mão de obra infantil utilizada por grandes corporações em países asiáticos, ou mesmo imigrantes que acabam caindo em armadilhas e se submetendo a trabalho escravo e compulsório? Será que esse tipo de atitude só existe em lugares distantes em que só se tenha ouvido falar? Será que coisas similares não podem acontecer em grandes cidades, teoricamente mais desenvolvidas, de uma maneira igual ou um pouco mais sutil?

Claro que atitudes como essa acabam por tornar o produto e o serviço com um custo inferior ao mercado, atraindo consumidores que, muitas vezes, não percebem que algo estranho pode estar acontecendo. Não só o trabalho escravo ou infantil barateiam os custos, mas também trabalhadores não registrados, sem benefícios, em condições insalubres, sem as atenções necessárias para um trabalho digno e que os desenvolva.

Por trás de um produto ou serviço, sempre há pessoas envolvidas. Gente que deve ser treinada, cuidada, ouvida, motivada, ter uma remuneração que atenda suas necessidades básicas e uma renda extra.

Essas pessoas são responsáveis por um custo significativo e é delas que dependemos para ter um serviço bom, de qualidade, satisfatório. São elas que tornam nosso cliente satisfeito. Por isso, quando dizem que a DryWash é uma empresa sustentável por lavar carro sem água, costumamos dizer que esse é o mais fácil e o mínimo que podemos contribuir para as questões de sustentabilidade.

Decidimos, também, assumir as questões de responsabilidade social, indo além de atender as questões trabalhistas e investir em nossa gente, não só para que realizem o melhor serviço do mercado, mas também para que se tornem pessoas melhores, como já retratamos inúmeras vezes neste blog.

Mas isso é apenas uma parte do custo de um serviço, o custo trabalhista e social. Ainda resta a pergunta: você conhece os outros custos envolvidos em um serviço? Trataremos mais a respeito dele nas próximas matérias.

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.
  • cleide campaner

    como fazer franquia?