Cuidados com os pneus do carro


Por que é importante ter cuidado com os pneus do seu carro?

pneu careca velho foto

Muitos dizem que ter um carro é como ter um filho. São necessários cuidados constantes. Gastos com manutenção e também estética. Carros demandam dinheiro até mesmo se ficarem parados na garagem. Mas sem dúvida alguma, as maiores quantias de dinheiro se esvaem em consertos e na manutenção do veículo. E vamos concordar que, investir numa manutenção periódica sai bem mais barato do que esperar quebrar, certo?

Uma das inúmeras partes que demandam grande atenção, são os pneus. Na maioria dos casos só são trocados quando estão carecas, ou quando estouram ou são furados. O que grande parte dos motoristas não sabe, é que os pneus requerem muito mais atenção do que recebem. Confira uma lista dos cuidados que devem ser tomados para otimizar a kilometragem dos seus pneus

De olho na banda
Antes da instalação, verifique a compatibilidade do desenho da banda de rodagem, índice de carga e sinal de velocidade dos pneus com o que é recomendado pela montadora. E evite ao máximo misturar pneus de marcas, medidas, bandas e tipos de construção. Fique longe também de pneus usados ou reformados, só em caso extremo.

O Rodízio
É importante manter a diferença de desgaste entre os pneus sempre pequena, por isso é feito o rodízio. A cada 5 mil km ou em intervalos de 6 meses, ele é recomendado para compensar o desgaste entre os pneus, otimizando a vida útil, e evitando que tenha-se que comprar pneus novos para a reposição dos mais gastos. E o estepe não pode ficar de fora, deve ser incluído no rodízio e calibrado regularmente.

Sempre cheio
A calibragem é essencial para o bom desempenho dos pneus e para a segurança do condutor. Deve ser verificada semanalmente, e geralmente mantida um ligeiramente maior quando o veículo sustenta grandes cargas ou muitos passageiros. A distribuição de peso e tração do veículo é importante na hora de calibrar. Rodas danificadas podem causar com que o pneu não permaneça cheio por muito tempo. Se for o caso, consulte um profissional o mais rápido possível. Em hipótese alguma, encha demais os pneus. Isso pode trazer um desgaste precoce da suspensão, aumentar o consumo de combustível e ainda desgastar as laterais da banda de rodagem.

Alinhamento & Balanceamento
Primordial não só para a segurança, como também para a longevidade dos pneus, rodas e suspensão, o balanceamento das rodas deve ser feito junto à troca dos pneus ou ao rodízio. O alinhamento é importante por oferecer maior eficiência na rodagem do pneu, otimizar a dirigibilidade, e aumentar o conforto na hora de esterçar. Para saber se é hora de realizar o alinhamento, basta prestar atenção se o volante fica centralizado quando o carro está numa reta.

Estas são as dicas básicas para ficar de olho no cuidado dos pneus. Se você quer ficar por dentro das melhores dicas de cuidado do seu automóvel, não deixe de se inscrever no nosso Newsletter abaixo. E deixe seu comentário, dica ou opinião na seção abaixo.

Fontes:

Araguaia Pneus – dicas de conservação
Revista Quatro Rodas – Auto serviço|Mecânica|Cuidados

Sobre Marcelo dos Anjos

Estudante de Publicidade e Propaganda, ama design, fotografia, desenho e sonha ser um ilustrador quando se tornar gente grande. É responsável pelo setor de comunicação interna e externa da empresa DryWash.
Adicionar a favoritos link permanente.