Cresce o número de mulheres empreendedoras no Brasil

Estamos em um momento em que as mulheres vêm conquistando seu espaço em cargos de poder, seja na política, no mercado de trabalho, no esporte e etc. Com a escolha da ministra francesa Christine Legarde para chefiar o FMI e com o Brasil sendo comandado, pela primeira vez, por uma mulher presidente, assuntos que giram em torno da ascensão feminina vem sendo freqüentemente falados na mídia.

Em se tratando de gestão de empresas, elas também não ficam para trás, mulheres tem competido no mercado quase que igualmente aos homens. Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), recentemente divulgada pelo Sebrae, verificou-se que de 21,1 milhões de pessoas à frente de empreendimentos em estágio inicial com menos de 242 meses de existência no Brasil, 49,3% são mulheres. Este fato tem causado transtorno quando se trata de homens que resistem em aceitar que as mulheres tenham conquistado tamanho poder, mostrando que ainda não estão acostumados à idéia de prestarem contas a superiores do sexo feminino e sentem-se inferiorizados por isso.

Por serem mais comprometidas e visionárias, além de conseguirem enxergar a realidade com mais facilidade que os homens, que trabalham com uma visão mais focada e objetiva, as mulheres acabam tendo um grande diferencial competitivo em relação a eles. Não obstante, o fato de “saber ouvir” e a capacidade de gerenciar múltiplas tarefas, são habilidades muito bem vistas por empresas que buscam pessoas que possuam um perfil mais dinâmico com a equipe de trabalho, e também, que seja ágil na solução de problemas.

Mesmo se equiparando aos homens tanto em capacidade quanto em competência profissional, muitas mulheres ainda enfrentam diferenças salariais no ambiente empresarial, principalmente em relação à contratação para cargos de confiança. Especialistas dizem que para que elas consigam se igualar é necessário perder o medo de exigir uma remuneração equivalente a dos homens que ocupam a mesma função. Ainda assim, a público feminino está com tudo no mercado de trabalho e nos negócios, e nada mais justo que elas conquistem, também, o reconhecimento financeiro.

Fonte: Administradores

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.