Conheça a máquina do “De Volta Para o Futuro”

1207wall_1600-p

(Foto: Divulgação/DMC)

Quem assistiu o filme “De Volta Para o Futuro” sabe porquê o longa é uma das principais e mais adoradas produções cinematográficas. Dirigido pelo cineasta Robert Zemeckis, e com produção de Steven Spielberg, “Back to the Future” ficou marcado na memória de muitas pessoas ao tornar possível a viagem no tempo.

O filme conta a estória do jovem Marty McFly (Michael J. Fox) que volta ao passado e reencontra os seus pais ainda na adolescência. “De Volta Para o Futuro” foi um sucesso de bilheteria, e transformou o carro DMC-12, da extinta montadora DeLorean, em um dos grandes ícones da cultura pop.

História

O DMC-12 foi uma invenção do engenheiro norte-americano John Zachary DeLorean (1925-2005), que teve início em 1975 quando seu criador fundou a John Z. Delorean Corporation (JSDC).

John Zachary DeLorean - foto - divulgação - dmc

(John Z. DeLorean próximo ao DMC-12. Foto: Divulgação/DMC).

O engenheiro tinha como objetivo criar um veículo esportivo em aço inoxidável, e que durasse em média 25 anos. Porém, mesmo com a ideia inovadora, ele só conseguiu dar início a produção do carro após firmar parcerias com investidores, o que impossibilitou o lançamento do automóvel em 1975 e nos anos seguintes.

Lançado apenas em 1981, devido aos atrasos na produção, o DMC-12 foi um grande fracasso de vendas, pois era considerado um veículo lento e caro quando comparado aos seus concorrentes. Tal fato fez com que a até então DeLorean Motor Company anunciasse falência e encerrasse as fabricações do carro já em 1982.

O carro

12-08wall_1600p

(Foto: Divulgação/DMC)

O DMC-12 ou inicialmente DeLorean Sport Car, era um veículo feito em aço inoxidável que possuía portas no modelo gaivota, utilizado por alguns automóveis antigos da Mercedez, e já era considerado ultrapassado para a época. Além disso, o carro possuía um motor V6 com 141 CV de potência, que era fraco para os 1.450 Kg do automóvel.

No mercado, o DMC-12 era vendido em duas versões: com câmbio manual de cinco marchas e no modelo automático de três marchas e tração traseira. O carro tinha velocidade máxima de 200 km/h e alcançava os 100 km/h em 9,5 segundos.

Quando as coisas mudaram

foto - divulgação

(Foto: Divulgação)

Três anos após o fim de sua fabricação, o DeLorean renasceu ao virar uma das principais estrelas do filme “De Volta Para o Futuro”. Devido ao sucesso da franquia, uma empresa do Texas decidiu comprar em 2008 todos os direitos de produção e maquinários do carro, para voltar a fabricá-lo.

Nos filmes, o DMC-12 é uma máquina do tempo criada pelo cientista Dr.Emmett Brown (Christopher Lloyd). O carro é repleto de acessórios, como canos, fios e propulsores a jato na parte traseira que ajudam o veículo a atingir os 140km/h necessários para as viagens temporais. Atualmente, a DMC Texas está produzindo novas e limitadas unidades do carro, que devem ser lançadas, segundo a montadora, entre 2017 e 2023.

Agora que você já conhece o carro que volta no tempo, comente o que achou e diga quais foram os carros que marcaram a sua vida!

Fontes:

Blog Sossego – Delorean DMC 12 – de volta para o futuro

Uol Carros – UOL carros anda com o Delorean

 

Adicionar a favoritos link permanente.