Saiba como evitar roubos quando for estacionar o seu carro

Segundo Cabo da política militar o risco de assaltos aumentam quando estamos próximos a nossa casa ou trabalho

parking-369381_1280

Foto: Pixabay

Diariamente os meios de comunicação noticiam casos de assaltos a pessoas que estavam chegando e saindo de suas residências ou local de trabalho em seus veículos. Segundo o Cabo Roberto Silva, da Polícia Militar do estado de São Paulo, o que motiva a ocorrência desse tipo de crime é a distração e a demora ao entrar ou sair do carro ou estabelecimento.

“A primeira regra para todo cidadão é sair ou entrar rapidamente no seu veículo, antes que algum suspeito possa agir. Quando você chega ou sai de casa, por exemplo, é comum se distrair devido à falsa segurança que é proporcionada pela zona de conforto”, conta Roberto.

Além disso, segundo o Cabo, o maior índice de crimes contra motoristas acontece quando eles estão próximos das suas casas ou locais de trabalho. Por isso, uma das formas de prevenção é ficar atento ao movimento de pessoas e veículos que estão próximas ao local.

Outra maneira de diminuir os riscos é se distanciar do automóvel o mais rápido possível após para-lo, além de estacionar o veículo em locais com boa iluminação e número de pessoas presentes. Deixar o carro em lugares escuros, próximos a vielas, becos e áreas de risco como avenidas e rodovias também aumentam as chances de ser assaltado ou ter o veículo furtado.

“Uma das dicas de segurança é estacionar o veículo de ré. Seja na garagem de casa ou na rua, parar o veículo dessa forma facilita a visualização da via e movimentação de pessoas que estão a sua frente, garantindo a possibilidade de fuga em casos extremos”, esclarece Roberto.

Ainda de acordo com o Cabo, nunca se deve reagir a um assalto ou fazer movimentos bruscos, pois essas atitudes oferecem riscos à vida. Além disso, ao dirigir a noite o recomendável é que se diminua a velocidade do veículo antecipadamente, ao perceber que o semáforo esteja na cor amarela e pronto para fechar. Segundo o Policial, essa atitude dificulta a ação dos bandidos devido à movimentação do veículo na via e evita que ele fica parado completamente no cruzamento.

Segundo a Confederação Nacional de Seguros, cerca de 57 veículos foram roubados por hora no Brasil em 2015, sendo que metade deles aconteceram em São Paulo. Por esse motivo, devemos aumentar os cuidados na hora de sair com o carro, para que assim possamos garantir a nossa  segurança.

Adicionar a favoritos link permanente.