Combustíveis alternativos para o seu carro

O petróleo é uma fonte de combustível esgotável e muito poluente; por esses motivos vários pesquisadores vêm criando mais opções ecologicamente corretas de combustíveis, e elas estão cada vez mais interessantes.

Uma dessas opções é a desenvolvida pela empresa inglesa GENeco, que criou um biogás proveniente do metano que vem do tratamento do esgoto comum. O combustível foi testado em um NewBeetle, que foi  abastecido com metano produzido pelos resíduos de 70 casas. O carro foi capaz de rodar 17 mil km durante um ano. Imagine que, em Bristol no Reino Unido, onde fica esta a empresa, são gerados cerca de 18 milhões de m³ de biogás a partir do esgoto por ano, o suficiente para tirar da atmosfera cerca de 19 mil toneladas a menos de CO2 no ambiente.

Aqui no Brasil também já existe gente pensando no assunto. O diesel de cana-de-açúcar, produzido pela empresa Amyris, está sendo testado em alguns ônibus de São Paulo. O combustível é composto por 90% diesel e 10% cana, ainda é uma porcentagem pequena mas a redução de liberação de gases de efeito estufa chega a 90%, além de ser livre de enxofre. Outro caso é o projeto da USP de produção de biodiesel através da macaúba, um tipo de palmeira, que consegue fazer com que um hectare da planta produza dez vezes mais óleo do que a mesma quantidade de soja.

Já que a maioria destes novos combustíveis ainda está em experimentação, por enquanto você pode colher informações para, no futuro, decidir qual estilo de carro vai querer comprar. E aí, nada de lavá-lo com água.

Fontes: Empresa cria carro movido a esgoto tratado , Algas também podem ser fonte de energia , Diesel de cana-de-açúcar é testado em ônibus de São Paulo , Carro é movido a esgoto tratado , Conheça carro movido a esgoto tratado, É possível produzir biodiesel de forma rentável?

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.