Ciclovia em São Paulo vira polêmica

No último sábado, dia 5, foi inaugurada a rede cicloviária em Moema. A ideia traz uma solução para o transporte, tanto no quesito trânsito, quanto no ambiental, devido aos poluentes que os veículos geram.

Porém, o que era pra ser um projeto sustentável, não alcançou esse resultado. Afinal, a sustentabilidade é composta por três pilares, sendo um deles a sociedade. E a ciclovia, que não teve uma implantação bem planejada, gerou transtorno e revolta entre os moradores da região.

Um dos motivos foi o fato de que, com a ciclovia, os carros devem estacionar ao lado da mesma, ou seja, bem onde se encontra a faixa da esquerda na pista. Isso gerou confusão aos motoristas, que ficavam atrás de carros estacionados, sem saber que não havia gente dentro. Além disso, carros que não sabiam das regras da ciclovia, estacionavam bem em cima dela, tornando-se obstáculos para os ciclistas. Outro motivo era a condição em que estava a ciclovia, onde muitos trechos eram inclinados ou acumulavam poças d’água, dificultando a locomoção dos que utilizavam a ciclofaixa.

A implantação de ciclovias é uma ideia válida e que pode trazer muitos benefícios. Porém, deve-se tomar o cuidado de sinalizar e divulgar à sociedade das regras, além de proporcionar boas condições de pista para os ciclistas. É, ainda, uma novidade e há um período de adaptações, mas é necessário o cuidado para que os três pilares sejam eficazes.

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.