Casa produzida com papel reciclado é inaugurada na Alemanha

Materiais descartáveis estão sendo bastante aproveitados pelas pessoas que usam a imaginação e criam novos objetos a partir dos antigos. Algumas iniciativas ainda mais inovadoras estão incorporando os materiais a grandes estruturas, como edifícios e casas.

A novidade é uma estrutura feita inteiramente de papel reciclado, que tem como responsáveis os irmãos arquitetos Ben e Daniel Dratz. Chamada de “Casa Papel”, ela é composta por 550 fardos de papel reciclado, comprimido e empilhado em até 100 metros de altura e proveniente de supermercados da região.

A residência tem mais de 2 mil m² e está localizada na cidade de Essen, na Alemanha. Os irmãos ganharam uma doação de US$ 415 mil da Zollverein School of Management and Design Essen (ZSMD) para construir a estrutura em um antigo complexo de mineração, que também é Patrimônio Mundial da Unesco.

Essa “Casa Papel” mostra como o papel reciclado pode durar bastante e ainda ser útil como material de construção, para futuramente substituir as matérias-primas básicas usadas comumente. Outra vantagem é a adaptação a qualquer temperatura. No inverno, o material mantém a umidade. Já nos dias de chuva, resiste bem e ainda seca rapidamente quando o sol aparece.

A ideia da dupla criadora é continuar com os experimentos com papel reciclado e comprimido para projetos mais duráveis em um futuro próximo, mesmo sabendo das dificuldades de lidar com o material. Assim, é possível mostrar o verdadeiro valor dos recicláveis e o quanto eles podem ser úteis na vida das pessoas.

No Brasil

O artista plástico Eduardo Srur teve ideia parecida e criou um labirinto feito de 60 toneladas de lixo reciclável no Brasil. São 400 fardos emprestados pelas cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo. O objetivo do artista foi chamar a atenção dos visitantes sobre o problema do lixo na cidade. Apenas 1% de todo o lixo produzido é reciclado. O labirinto ficou em exposição no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, até meados de 2012.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/dezembro/casa-produzida-com-papel-reciclado-e-inaugurada-na?tag=rrr

Sobre a DryWash

A DryWash é uma empresa-modelo em limpeza e conservação automotiva, que não utiliza água no processo de lavagem, além de ser comprometida com a sustentabilidade, visando o desenvolvimento e a qualidade de vida dos colaboradores e da comunidade e o cuidado com o meio ambiente. Sua história começou em 1994 e, atualmente, a marca é composta por uma rede de franquias, uma franqueadora que oferece suporte administrativo para franqueados e ainda uma indústria química que produz toda linha de produtos DryWash e também para outras empresas no modelo Private Label.
Mais informações: www.drywash.com.br

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.