Asfalto Permeável

Chuvas atípicas, desabamentos e deslizamentos, alagamentos… e mortes. Como estes acontecimentos trágicos chegaram a este ponto?  Talvez ainda não seja claro para a maioria das pessoas que a culpa destes desastres “naturais” é de cada um de nós e das autoridades, e que decorrem do lixo nas ruas e da falta de planejamento urbano.

Tudo começa da seguinte forma, as pessoas jogam lixo na rua, esse lixo vai parar em bueiros e acaba os entupindo, e ao iniciar as chuvas, acontecem os alagamentos. Além disso, as áreas verdes são cobertas por asfalto, os quais não absorvem água, problema decorrente da falta de planejamento urbano. O desmatamento nas encostas deixa a terra “solta”, sem que nada a segure, como as raízes das árvores, provocando assim, os deslizes de terra. A prefeitura não promove locais seguros às pessoas que moram nestas áreas de risco, acarretando na ocupação desordenada nas encostas de morro e nas margens de rios Brudtärna Klänning   .

Essa falta planejamento e desenvolvimento sustentável levou os Pesquisadores da Poli- Escola politécnica da Universidade de São Paulo a testarem o asfalto que é poroso e absorve a água, conhecido como asfalto permeável. Os pesquisadores asseguram que esta medida vai dar sustentabilidade, além de garantir melhoras e mais tempo de vida útil às obras e ao investimento em obras de drenagem.

O asfalto permeável já foi utilizado em obras como o rodoanel, pelo fato de cobrir o asfalto, de forma que impeça a formação de lâminas de água na pista e até a aquaplanagem, mas a novidade é poder utilizar o revestimento permeável como único material para pavimentação. Segundo a Pesquisa da Poli – USP o asfalto permeável tem poder de absorção superior ao de pisos naturais, como é o caso das argilas, comuns nos solos de São Paulo. Os resultados apresentados mostram que a eficiência do material é equivalente à areia das praias, no entanto, seu preço chega a ser 22% mais caro que o asfalto comum, além disso, ele é mais frágil, não suportando o tráfego pesado de grandes avenidas e estradas.

Por enquanto, esse tipo de asfalto é recomendado para locais como as ruas residências e estacionamento de veículos, no entanto, os testes permenecem junto à prefeitura de São Paulo, com a ideia de propor a utilização do asfalto permeável em grandes estacionamentos e áreas de movimentação de veículos de carga, além de pavimentar a cidade com menor prejuízo ao meio ambiente.

Sobre DryWash

Rede especializada em produtos e serviços para limpeza e conservação de veículos. Com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade.
Adicionar a favoritos link permanente.