Afinal, o que é sustentabilidade?

Muito se ouve falar dessa palavra, mas sustentabilidade não é só mais uma mania de virada de década. É um assunto muito sério.Sustentabilidade, ao pé da letra, significa a qualidade de ser sustentável.

Mas o que é ser sustentável?

É a habilidade de poder suprir as próprias necessidades, sem comprometer o da fonte de onde se tira o suprimento, preservando, e garantindo que haja o suficiente para que possa se recorrer à esta fonte posteriormente. Este é o significado de sustentabilidade. Mas quando aplicada, a sustentabilidade vai muito além do que explica a definição etimológica.

Podendo ser aplicada em diversos nichos da nossa vida cotidiana, a ideia de sustentabilidade tem em vista um único e abrangente objetivo: a preservação de recursos naturais esgotáveis.

Seja em casa, na rua, nas escolas ou empresas, a palavra está na boca de todos, e é imediatamente associada à imagem de alguém que se importa com o futuro, e evita gastos desnecessários. Dando assim, a qualquer um que se diga sustentável, a medalha de responsabilidade ambiental.

Do empresário à dona de casa, a sustentabilidade é hoje universalmente adotada como modo de produção política e ambientalmente correta. Sejam em decisões de investimentos milionários, ou em simples medidas como separar o lixo entre reciclável e orgânico.

Uma empresa que se diz sustentável,  não deve ver isso como um objetivo a ser alcançado, e sim como um modo de produção a ser adotado todos os dias.

Empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, adotam o tripé da sustentabilidade (em inglês, triple bottom line), tendo em mente que a sustentabilidade é uma atitude de equilíbrio, onde decisões de investimento e negócios são tomadas tendo em mente o impacto que podem causar aos três aspectos do tripé, incluindo a viabilidade econômica do investimento em si.

 

Chegamos a um momento em que se tornou imprescindível a consciência do uso de recursos naturais. E para uma empresa, esse conceito é ainda mais vigoroso.

Por isso, para uma empresa chegar a obter a alcunha de sustentável, é necessário que cada decisão, ação  e estratégia tenham em sua essência a preservação ambiental, o respeito às pessoas e, sobretudo, o lucro justo.

A DryWash acredita e segue os conceitos do Triple Bottom Line. Conheça nosso legado sustentável e nossos valores.

Sobre Marcelo dos Anjos

Estudante de Publicidade e Propaganda, ama design, fotografia, desenho e sonha ser um ilustrador quando se tornar gente grande. É responsável pelo setor de comunicação interna e externa da empresa DryWash.
Adicionar a favoritos link permanente.