A hora certa de se trocarem os pneus

Além de ser extremamente arriscado, rodar com pneus carecas pode render uma multa de R$127,00 e cinco pontos na carteira do motorista infrator. Muitos acidentes acontecem diariamente porque os pneus não foram trocados por negligência do condutor. Mas, como saber quando é a hora certa para se trocarem os pneus?

Você sabe o que são sulcos?

Eles são os frisos que se encontram entre as tiras de borracha do pneu. Eles captam a água que entra em contato com o pneu e, funcionando como um corredor, jogam a água para fora da superfície emborrachada, evitando assim que o carro “patine”. Esses sulcos devem ter uma profundidade determinada para garantirem o funcionamento apropriado dos pneus.

Mas como saber quando trocar os pneus?

Os pneus modernos vêm equipados com um sistema que te avisa quando o pneu está gasto demais. São os TWI (Tread Wear Indicators – Indicadores de Desgaste da Banda), pequenas marcas dentro dos sulcos dos pneus que, quando atingidas, indicam que o pneu já não está mais próprio para uso. No entanto, é importante lembrar que quando o pneu atinge esta marca, ele já chegou em um nível de desgaste que torna a direção muito perigosa, tanto na chuva quanto em solo seco.

Carros de passeio devem ter entre 7 e 8mm de sulco, e devem ser trocados quando atingem um gasto de 4mm (ficando com 3mm) enquanto picapes e caminhonetes devem ter entre 11 e 13mm., devendo ser trocados quando atingem a marca de 5mm.

Sobre Marcelo dos Anjos

Estudante de Publicidade e Propaganda, ama design, fotografia, desenho e sonha ser um ilustrador quando se tornar gente grande. É responsável pelo setor de comunicação interna e externa da empresa DryWash.
Adicionar a favoritos link permanente.