10 dicas básicas de cuidado com o motor do seu automóvel

Para retirar o máximo rendimento de um carro é necessário zelar pelo bem-estar do motor. Conheça as 10 formas básicas de cuidar do seu veículo e saiba que ao colocá-las em prática está garantindo um melhor desempenho do veículo na estrada além de aumentar a sua vida útil.

1- Verifique periodicamente o nível de óleo do motor.
Você pode realizar esta checagem a qualquer momento. Basta retirar a vareta de óleo que geralmente se encontra próximo ao motor do veículo. Procure realizar esta verificação quando o motor do automóvel estiver frio, garantindo assim, o nível real do óleo.

 2- Mude o óleo com regularidade.
Mudar o óleo do seu carro com regularidade faz com que o motor tenha uma vida útil maior. A falta de checagem do nível do óleo em um período muito grande de tempo pode trazer danos devastadores, podendo até fundir o motor do automóvel. O recomendável para a maioria dos carros é realizar a troca do óleo a cada 6.000 km rodados. Mas pode variar de veículo para veículo. Consulte o manual do usuário do seu automóvel para ter a informação precisa.

3- Não sobrecarregue o cárter do motor.
Encher demais o cárter do óleo pode levar ao superaquecimento do motor, podem resultar em acidentes de viação. Fique de olho no nível ideal para cada veículo.

4- Limpe a tampa do reservatório de óleo
Quando o condutor efetua a mudança de óleo de seu automóvel, é aconselhável que limpe sempre a tampa do reservatório, uma vez que algumas tampas são magnetizadas e podem acabar armazenando partículas de metal, que podem afetar o desempenho do óleo no motor.

5- Não se esqueça de substituir os filtros.
Existem diversos filtros muito importantes na constituição de um automóvel, como o filtro do ar, do óleo, do combustível, entre outros. Todos eles têm como missão a proteção do motor e devem ser substituídos de acordo com as datas do manual do fabricante.

6- Utilize o óleo recomendado no manual do veículo.
O grau de óleo mais pesado não significa necessariamente que o seu veículo terá um melhor desempenho. O grau de óleo mais leve possibilita uma melhor proteção do motor durante o inverno e provoca menos atrito interno dentro do próprio motor.

7- Considere a adição de óleos refrigeradores.
Os óleos refrigeradores têm um baixo custo e são de extrema importância para o bom funcionamento do radiador(quando presente) e para o aumento da vida útil do motor e da transmissão.

8- Fique atento ao estado das velas da ignição.
Com o advento da ignição eletrônica e os computadores de bordo, a parte elétrica do automóvel ficou sobrecarregada e, como tal, é necessário mudar regularmente as velas de um veículo. Em média, é necessário trocar as velas de um automóvel a cada 50.000 quilômetros.

9- Fique atento ao estado da correia de distribuição.
A correia de distribuição é essencial para o bom funcionamento de todas as peças automóveis. É fundamental substituí-la segundo a data que consta no manual do fabricante, caso contrário os estragos no motor poderão ser irreparáveis.

10- Limpe o motor do automóvel regularmente.
Existem várias razões para lavar o motor e deve fazê-lo de ano em ano ou a cada dois anos. Um motor limpo vai trabalhar melhor e vai permitir que o condutor detecte antecipadamente qualquer defeito exterior.

Fique sempre atento ao motor do seu veículo!
Ele é o coração do automóvel, que faz todo o resto funcionar. Sua manutenção e cuidados especiais prolongam a vida útil do motor do seu carro.

A DryWash oferece serviços de Limpeza Técnica de Motor, realizada por profissionais da área de estética e cuidado automotivo. Além de melhorar drasticamente o desempenho do veículo, nossa limpeza técnica não utiliza água  (assim como todos os serviços oferecidos pela DryWash) evitando danos à partes eletrônicas e conservando o meio ambiente.

Conheça mais sobre a Limpeza Técnica de Motor em nosso Site.

Fonte:

Amolgadelas – 12 formas básicas de cuidar do motor de seu automóvel

Sobre Marcelo dos Anjos

Estudante de Publicidade e Propaganda, ama design, fotografia, desenho e sonha ser um ilustrador quando se tornar gente grande. É responsável pelo setor de comunicação interna e externa da empresa DryWash.
Adicionar a favoritos link permanente.